X
X

Buscar

“O foco é fazer do nosso município a grande estrela desse projeto”, diz Paulo Koerich (PL), prefeito eleito de Gaspar

Ele foi eleito com 19.649 votos e deve comandar o município a partir de janeiro de 2025

Paulo Koerich (PL) foi o prefeito eleito de Gaspar com 19.649 votos, um total de 52,98%. Ele comandará a cidade a partir de janeiro de 2025 ao lado do vice-prefeito Rodrigo Althof (PL). Em entrevista ao jornal O Município Blumenau ele comentou sobre a expectativa para assumir o mandato, as propostas para cidade e as demandas mais urgentes.

De acordo com ele, as propostas do plano de governo foram elaboradas com base nas demandas da população de Gaspar. Segundo ele, os eleitores apresentaram as maiores carências e com isso foram estabelecidos cinco eixos para embasar o planejamento.

“Nós temos cinco eixos que embasam o nosso plano de governo: nós queremos uma cidade inteligente, uma cidade educadora, uma cidade saudável, uma cidade empreendedora e uma cidade acolhedora e segura”, salienta.

Resultado das eleições

De acordo com Paulo, o resultado da eleição mostra que os eleitores querem uma mudança na gestão do município. “As urnas trouxeram uma mensagem, de que os eleitores da cidade querem alternância de governabilidade e poder e também trouxe para nós a certeza de que temos uma missão à frente, na qual a população de Gaspar depositou a confiança em nós. Agora iremos trabalhar para honrar isso com muita transparência, trabalho, retidão, prestação de contas e cuidando das pessoas”, salienta o prefeito eleito.

Já o vice-prefeito eleito destaca que havia um sentimento de mudança muito presente na comunidade. “Obviamente nós procuramos e compactuamos com a comunidade dessa necessidade de uma gestão comprometida com resultados, uma gestão focada em gerar resultados”, frisa Rodrigo.

Paulo e Rodrigo afirmam que optaram por fazer uma campanha propositiva e que aprenderam muito durante este período. “Nesse aprendizado temos a consolidação da certeza de que o nosso município tem um potencial muitíssimo grande e que pode ser desenvolvido, o poder público pode ser parceiro e com isso nós temos condições de trazer a dignidade de vida para todos, com o empreendedorismo, com educação, com saúde, com a segurança e acolhimento”, enfatiza o prefeito eleito.

Rodrigo ainda acrescenta que durante a campanha eles conseguiram conversar com a comunidade e avaliar o sentimento da população. “Não procuramos entrar no embate político sobre ser situação ou oposição, mas estávamos focados nas propostas”, acrescenta.
Demandas prioritárias

De acordo com Paulo, um dos projetos prioritários e que envolve a saúde e a educação será o início do trabalho de revisão e atualização do Plano Diretor. Projetos para a área de empreendedorismo também devem receber atenção logo no início do mandato, como melhorias para a mobilidade urbana.

Segundo o vice-prefeito eleito, que é formado em Engenharia, a mobilidade urbana não é um problema exclusivo de Gaspar, e é algo que causa impactos em toda região do Vale do Itajaí. A cidade é cortada por importantes rodovias e tem potencial emergente nos setores de turismo, indústria, agricultura e recursos naturais. “Precisamos ter mobilidade urbana pensada para as pessoas e que promova o desenvolvimento econômico de forma mais sustentável”, diz.

O prefeito eleito ainda acrescenta a intenção de fazer políticas públicas não apenas para atrair novos investidores e empreendedores, mas também para reconhecer aqueles que já tem algum empreendimento no município. “Para que tenham a certeza de que podem continuar a investir e empreender no município de Gaspar”, explica Paulo.

Rodrigo ainda frisa a importância do Poder Público ser parceiro dos empreendedores. Ele ainda destaca alguns pontos que mostram o potencial de Gaspar, como o posicionamento geográfico, a facilidade de escoamento para as rodovias, porto e aeroporto.

Relação com o Legislativo

Dos 13 vereadores eleitos para o próximo mandato, Paulo terá apenas seis na base do governo. A coligação Gaspar em Boas Mãos era composta pelos partidos PL, PRD e União. Apesar de não ter a maioria, o prefeito eleito espera contar com a parceria dos parlamentares de Gaspar.

“Obviamente que o Poder Legislativo é independente, mas ele tem que ser harmônico com o Executivo, assim como o Judiciário. Além das atividades que lhe confere, que são legislar e fiscalizar, ele pode inclusive auxiliar o Executivo para que possamos promover o desenvolvimento do nosso município”, diz Paulo.

Segundo ele, a prefeitura deverá trabalhar tendo uma conversa franca com o poder Legislativo, visando o desenvolvimento e o bem-estar do município.

Governador Jorginho Mello

No decorrer da campanha, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) esteve em Gaspar para apoiar a candidatura de Paulo Koerich. Além dele, outras figuras importantes do partido também estiveram em Gaspar para dar apoio durante a eleição, como deputados federais, estaduais e senadores.

“Isso demonstra que Gaspar tem uma importância no cenário político e no Vale do Itajaí”, enfatiza o prefeito eleito.

Eles acreditam que esse reconhecimento renderá bons frutos para Gaspar na hora de buscar recursos para investir na cidade.

Escolha da equipe

Na última semana, Paulo divulgou alguns nomes que vão comandar secretarias importantes em Gaspar. Ele diz que tem buscado por pessoas com conhecimento de gestão pública, com formação e habilitação

A intenção do prefeito eleito é colocar profissionais técnicos nas áreas, mas que também tenham conhecimento da máquina pública. “Com isso ter traquejo na política, pois as políticas públicas divergem daquilo que é feito na iniciativa privada”, explica.

Transição de governo

Rodrigo foi escolhido para compor o governo de transição. A equipe já teve três encontros com a atual gestão. “O secretariado que já foi indicado pelo prefeito já é inserido nessas tratativas para facilitar a aproximação e o conhecimento da informação e gestão do conhecimento”, pontua.

“A expectativa é positiva, de muito trabalho e de muita dedicação para o nosso município e as pessoas que moram e trabalham em Gaspar. Nosso foco é fazer com que o nosso município seja a grande estrela desse nosso projeto”, revela o prefeito eleito.

“A expectativa é grande, de poder estar lá e colocar essa engrenagem para funcionar, ver a nossa equipe trabalhando e trazendo os resultados positivos para comunidade, que é o que estamos almejando”, finaliza o vice-prefeito eleito.

Leia também:
1. Prefeitura de Blumenau alerta para golpe em nomes de agentes da Vigilância Sanitária e Ambiental
2. Estudante morre após acidente entre bicicleta e caminhão em Ilhota
3. Ufsc Blumenau promove aulão gratuito para o Enem nesta sexta-feira
4. Mulher de 25 anos é presa por tentativa de homicídio contra ex-companheiro em Blumenau
5. “Será um governo de continuidade e estará mais voltado para os bairros”, diz Silvio César da Silva (PL), prefeito eleito de Indaial


Veja agora mesmo!

Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições: