“O lojista de Blumenau está entendendo que os tempos mudaram”; novo presidente da CDL fala sobre desafios do comércio
Antonio Bittelbrunn já está há 10 anos em diferentes cargos na entidade
Objetividade e dinamismo são os pilares da gestão do novo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, Antonio Bittelbrunn Junior, o Toni. Para ele, o comércio como um todo precisa compreender e se adaptar aos novos tempos, levando em consideração a força crescente do e-commerce.
Toni assumiu o cargo neste mês de janeiro após a sua eleição em novembro de 2023. Mas, antes disso, já são 10 anos de envolvimento com a CDL, tendo começado como diretor de eventos – área na qual atua -, administrando o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e, mais recentemente, sendo vice-presidente da gestão de Eduardo Soares, o Duca.
“Este período trabalhando nos diversos setores da entidade nos dá segurança. Você acaba virando vitrine, claro, mas eu vejo este desafio com naturalidade”, afirma.
Presidente da CDL fala sobre o desafio do e-commerce
Toni aponta como principal desafio dos lojistas de Blumenau a compreensão do atual cenário do comércio. A competição com o e-commerce, com preços muito abaixo do mercado e a praticidade da entrega a domicílio, é um tema recorrente. “O lojista de Blumenau está entendendo que os tempos mudaram”.
Para ele, é momento de ressignificar o conceito do comércio físico. “Agora o consumidor vai visitar a sua loja se ele tiver uma experiência diferente, for bem atendido e valer a pena para ele”.
Entre essas experiências diversificadas que o lojista pode proporcionar ao cliente está a própria tecnologia. “Por isso estamos proporcionando workshops com o tema da inteligência artificial, mostrando como algumas ferramentas desta tecnologia podem ser utilizadas para melhores práticas nas empresas. Desde a comunicação nos aplicativos de conversa até a possibilidade de emular as peças de roupa ou óculos no cliente”.
Ano eleitoral
Historicamente a CDL sempre foi uma ponte entre o lojista e o poder público, e em um ano de eleições municipais como este é importante que a entidade tenha seu protagonismo nas sugestões de melhorias para a classe. Segundo Toni, algumas questões serão, sim, apresentadas aos candidatos.
“Uma delas é a segurança pública. Tivemos diversos casos recentes de vitrines quebradas, furtos. A pichação também é um problema recorrente e que prejudica todo o comércio, bem como a cidade num geral”.
Leia também:
1. Advogado de Blumenau garante mais um pódio e assume liderança da Porsche Cup
2. Acidente entre carro e patinete deixa mulher ferida em Blumenau
3. Dia do Trabalhador: saiba quais locais estarão fechados neste feriado em Blumenau
4. Com show marcado em Blumenau, caminhão da banda Corpo e Alma se envolve em acidente; apresentação está mantida
5. Jornal O Município Blumenau conquista terceiro lugar no prêmio ACMP de Jornalismo
Veja agora mesmo!
Conheça o morador de Blumenau que já jogou no Metro, Vasco e até na Suíça: