O Município Blumenau completa três anos acompanhando o dia a dia dos blumenauenses

Confira a opinião de diferentes representantes da sociedade blumenauense sobre a importância do jornal

Neste sábado, dia 10, o jornal O Município Blumenau completa três anos na cidade. Desde 2017, o jornal digital sempre buscou levar jornalismo de qualidade e credibilidade com informações relevantes aos blumenauenses. 

Desde o seu início, o jornal tem feito parte do dia a dia de seus leitores. É o caso do presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Avelino Lombardi, que diz que é bom poder estar bem informado o tempo todo. “Sem dúvida o jornal contribuiu e muito com a nossa cidade. Está nas mãos de todos e contribuindo com a nossa sociedade com informações precisas. Tem sido um bom parceiro nos eventos também. É muito bom ter O Município conosco”.

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau (CDL), Helio Roncaglio lembra do importante papel de transformação social do jornalismo. “As mudanças que ocorrem no mundo todos os dias, viram notícias e transformam a vida das pessoas. Todas essas notícias, especialmente as da nossa cidade e arredores também acabam de alguma forma trazendo essas mudanças, conforme a velocidade que chegam para nós”. 

Além disso, ele também citou uma das características do O Município Blumenau, um jornal 100% digital, que carrega em sua essência flexibilidade, simplicidade e inovação. “A facilidade de ter um jornal com informações atualizadas de hora em hora onde eu estiver, me faz ter mais tempo para outras atividades”, disse Roncaglio. 

Além da presença constante nas redes sociais, uma das facilidades do jornal é a distribuição diretamente no WhatsApp dos leitores, sempre mantendo atualizados sobre os acontecimentos da região. “O jornal O Município Blumenau, como toda a imprensa responsável, colabora e muito com a sociedade, deixando-a mais informada e menos suscetível às fake news”, afirma Isomar Amorim, delegado regional da Polícia Civil de Blumenau.  

Para o professor e coordenador do curso de jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb), James Dadam, nestes três anos o jornal trouxe um novo dinamismo para a comunicação na cidade e no Vale do Itajaí.

“Há muito tempo Blumenau e região careciam de um portal de notícias forte, que pudesse ser veloz e ao mesmo tempo produzir notícias e reportagens com profundidade, que vão além da simples reprodução de textos da prefeitura e de boletins da polícia. O Município vai muito além disso. Ele informa a população e produz seus materiais de forma crítica, como um bom jornal deve ser”.

Segundo o tenente-coronel Jefferson Schmidt, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, a contribuição do jornal tem sido numa cobertura além do que está acontecendo na cidade, mas também trazendo entrevistas com especialistas para explicar fatos que aconteceram.

“Isso sempre vai ser um enriquecimento de conhecimento para quem tem o contato com a matéria”. Ele ainda dá como exemplo as notícias a respeito do trabalho da polícia. “É muito bom que a sociedade saiba do nosso trabalho, porque quando O Município divulga o nosso trabalho, ele está divulgando o que as pessoas precisam realmente saber, para que a ordem pública seja mantida na cidade”, explica Schmidt.

Neste período de três anos, o portal se tornou um dos principais meios de comunicação da região, a cada mês aumentando sua audiência e sempre buscando formas de inovar. Recentemente, em agosto, o jornal mudou-se do Offcina Café Coworking para endereço na rua XV de Novembro, no prédio do Restaurante Chinês.

Em setembro, o jornal estreou o programa diário Blumenau Ao Vivo, transmitido diretamente da redação e trazendo assuntos relevantes para a população, num formato multiplataforma que permite a interação com o público. Ao mesmo tempo, ampliou a cobertura das eleições, dando espaço para que os candidatos também sejam entrevistados ao vivo.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo