O presente de Natal para o futebol profissional de Blumenau
Faz tempo que o futebol profissional de Blumenau não tem algo relevante para comemorar. Por aqui a torcida comemora é Oktoberfest, Natal, Stammtisch, a chegada do ano novo e as festas de igreja e dos clubes de Caça e Tiro. Já o futebol… Agora nesta semana, enfim, uma boa notícia, comemorada por CAM, BEC e […]
Faz tempo que o futebol profissional de Blumenau não tem algo relevante para comemorar. Por aqui a torcida comemora é Oktoberfest, Natal, Stammtisch, a chegada do ano novo e as festas de igreja e dos clubes de Caça e Tiro. Já o futebol…
Agora nesta semana, enfim, uma boa notícia, comemorada por CAM, BEC e geral que quer o melhor para o nosso pobre futebol. Pobre, sim. E sem casa para jogar!
Mas esse “deserto” que atravessamos está com os dias contados.
A aprovação de uma emenda parlamentar ao Orçamento do Estado para 2024, de autoria dos deputados Ivan Naatz, PL, e Napoleão Bernardes, PSD, pode ser considerada um presente de natal ao torcedor e aos dois clubes da cidade.
Os deputados conseguiam aprovar na AL que R$ 31,3 milhões de reais sejam reservados para a Municipalização do Sesi. É o caminho pavimentado para que a prefeitura de Blumenau consiga concretizar a compra do complexo esportivo da rua Itajaí junto a Fiesc.
Um passo importante foi dado. Agora a bola está com o Executivo. Então perguntamos: o governador Jorginho vai pagar a emenda? Quando o dinheiro estará na conta da prefeitura?
Conversei com o deputado Ivan Naatz sobre o assunto. Confiante ele diz que o governador “dará vários presentes a Blumenau e o Sesi será um deles”.
Abaixo entrevista com o deputado sobre a negociação da liberação da verba estadual para a Blumenau voltar a ter um estádio para chamar de seu.
Deputado, um importante passo para Blumenau concretizar o sonho da Municipalização do Sesi foi dado com a aprovação da emenda à Lei Orçamentária 2024. E agora ainda será preciso convencer o governador sobre a importância do investimento?
R: Precisamos fazer uma coisa de cada vez. No ano passado incluímos no orçamento o recurso mas o ex-governador Carlos Moisés vetou. Infelizmente não conseguimos pauta para derrubar o veto neste ano. A emenda, então, foi novamente apresentada agora por um deputado de base e do partido do governador.
Isso muda a história.
O senhor já conversou ou pretende conversar com o governador especificamente sobre a Municipalização do Sesi? Tem alguma agenda definida para tratar desta pauta?
R: Jorginho vai dar alguns presentes para Blumenau e o SESI será um deles. Eu não acredito que haverá veto desta vez. Estamos no caminho certo no diálogo e no convencimento e vai dar certo.
Quando o dinheiro pode estra na conta da prefeitura? É possível o pagamento da emenda ainda no primeiro trimestre de 2024?
R: Se tudo correr bem durante 2024 o governo poderá liberar o recurso para comprar o Sesi.
O senhor gosta de futebol, foi boleiro e apoia o futebol profissional da cidade. Com a Municipalização do Sesi acredita-se que o futebol profissional de Blumenau , enfim, voltará, depois de muito tempo, a ter uma casa. O senhor defende que Metrô e Bec utilizem o estádio do Sesi na Série B de 2024?
R: Embora o SESI não seja só futebol, muito longe disso, fazer futebol é uma coisa cara e exige muito sacrifício e dedicação. A cidade gosta de futebol! Eu gosto de futebol e não dá pra admitir que um município da importância do nosso não encontre mecanismo para jogar num estádio que possui dentro da cidade e condicione os clubes a procura de outros municípios para mandar seus jogos. Isso precisa ser corrigido!
Assista agora mesmo!
Novo técnico do Blumenau Futsal fala sobre carreira e desafios comandando o time: