+

O que a ministra Marina Silva falou sobre as enchentes no Vale do Itajaí em visita a Blumenau

Passagem de comitiva do governo federal por Blumenau ocorreu nesta terça-feira, 11

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou de coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 11, no gabinete da Prefeitura de Blumenau. O tema tratado foram as enchentes no Vale do Itajaí.

Para a ministra Marina Silva, o que ocorreu na região foi o encontro de dois fenômenos. O primeiro, o El Niño, e segundo as mudanças climáticas.

“Em 1992 estive presente em um encontro entre 193 países que determinaram ações para não acontecesse o que está acontecendo hoje no Vale do Itajaí. Infelizmente, estas ações não foram suficientes. Por isso hoje estamos buscando mudar a lei para a existência do decreto de estado de emergência climática em 1.038 municípios considerados vulneráveis. Queremos criar sistemas de vigilância, acompanhamento e fiscalização. Mais do que atender a emergência, nosso papel é prevenir e estruturar. Tudo que está acontecendo hoje já havia sido previsto 30 anos atrás”

Antes da coletiva, foi realizada uma reunião com prefeitos com o objetivo de levantar um diagnóstico geral da situação para estabelecer medidas efetivas para ajudar na reconstrução das cidades atingidas.

Estiveram presentes também o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e o presidente do Sebrae e ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima.

Além de Blumenau, a comitiva visitará também Taió e Rio do Sul.

Leia também:
1. Últimas notícias sobre as chuvas na região
2 . VÍDEO – Cão é resgatado pelos bombeiros em meio à enchente em Taió
3. Polícia Civil deflagra segunda fase de operação contra organização criminosa em Blumenau
4. Empresário de Blumenau morre aos 70 anos
5. Comportas de barragens de Taió e Ituporanga começam a ser abertas


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo