X
X

Buscar

“O que nos motiva é a realização dos alunos”: Ceja Blumenau completa 40 anos oportunizando a educação para jovens e adultos

Evento de comemoração acontece nesta sexta

O Centro de Educação de Jovens e Adultos, mais conhecido como Ceja, completa 40 anos de atividade em Blumenau e região nesta sexta-feira, 22, e prepara um evento para receber professores, estudantes, egressos e familiares para prestigiarem sua história.

O Ceja começou como um projeto de Núcleo de Ensino Modularizado em 1984 em duas salas do Conjunto Educacional Governador Celso Ramos, no bairro Glória. Dois anos depois, se mudou para o Centro da cidade.

Após nove anos o projeto se transformou em educação de adultos, devido à necessidade e valorização dos estudos. Mas apenas em 1995 o Estado comprou o atual prédio do Ceja, que ganhou sua sede própria.

O diretor do Ceja, Antônio Bernardi, de 58 anos, comenta a importância desses 40 anos de ensino na região: “Nesses 40 anos nós temos milhares de alunos que passaram por aqui, que tiveram suas vidas realizadas e sonhos transformados. Então eu creio que o impacto é muito grande na vida individual de cada um e na sociedade”.

Com outras quatro unidades descentralizadas, em Gaspar, Pomerode, Ilhota e Luiz Alves, o Ceja é uma escola estadual que oferece o ensino médio com duração de um ano e meio para adultos a partir de 18 anos, e o ensino fundamental final para jovens a partir de 15 anos.

Foto: Luís Bremm/O Município Blumenau
Foto: Luís Bremm/O Município Blumenau

Alunos do Ceja Blumenau

No Ceja, a maioria dos alunos são trabalhadores que buscam retomar os estudos tanto para se encaixar nas exigências do mercado de trabalho, como também buscar conhecimento.

Além disso, o Ceja acolhe alunos em privação da liberdade que decidem ter uma segunda chance na vida, atendendo a penitenciária, menores infratores e pessoas em semi-liberdade. “Tirando os em semi-liberdade, nossos professores vão até a unidade para atender os alunos”, explica Gizelli Sagaz, de 50 anos, assessora do Ceja.

Evento de aniversário

O professor orientador Jonas França, de 39 anos, conta que a escola estará aberta a comunidade no evento de aniversário do Ceja, no dia 22: “Alunos e professores das outras unidades marcarão presença, e a partir das 19h teremos apresentações, exposições de trabalhos e depoimentos de ex-alunos da escola que se formaram após passarem por nossa escola.”

Foto: Luís Bremm/O Município Blumenau
Foto: Luís Bremm/O Município Blumenau
Foto: Luís Bremm/O Município Blumenau
Foto: Luís Bremm/O Município Blumenau
Foto: Luís Bremm/O Município Blumenau
Foto: Luís Bremm/O Município Blumenau

O Ceja também tem parceria com empresas para direcionar os alunos para o mercado de trabalho após a formação, divulgando vagas semanalmente no e-mail dos estudantes e no Instagram (@cejablumenau).

O diretor Antônio afirma que o Ceja ajuda nas decisões futuras dos alunos e os incentiva a não pararem de estudar, com espaço para instituições de ensino superior divulgarem seus cursos. “O que nos motiva é a realização deles”, conclui.

Hoje, a escola atende 1.180 alunos, e conta com 84 professores. É possível entrar em contato com o CEJA através do telefone 3378-8687, e-mail cejablu@sed.sc.gov.br, ou indo presencialmente na sede localizada na rua Engenheiro Paul Werner, nº 608, bairro Itoupava Seca, em Blumenau.