O que os candidatos a prefeito de Blumenau falaram no debate do jornal O Município Blumenau

Debate ocorreu na noite desta terça-feira, 24

Os cinco candidatos à Prefeitura de Blumenau participaram do debate realizado pelo jornal O Município Blumenau, que ocorreu na noite desta terça-feira, 24. O debate teve apoio da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) – Subseção Blumenau.

Os candidatos a prefeito de Blumenau são Delegado Egidio (PL), Odair Tramontin (Novo), Ricardo Alba (PODEMOS), Ana Paula Lima (PT) e Rosane (PSOL).

O debate foi dividido em seis blocos, sendo o primeiro com temas pré-definidos, quatro com tema livre e um para as considerações finais.

Primeiro bloco

Primeira pergunta

O primeiro tema foi moradores em situação de rua. O primeiro candidato a perguntar foi Delegado Egidio que escolheu questionar a candidata Rosane sobre as ações dela para os moradores em situação de rua.

A candidata diz que é preciso tratar dessas pessoas em situação de rua e alegou que o governo atual, o qual o Delegado Egidio quer suceder, não atendeu as demandas dessa população. Na réplica, ele informou que não há pessoas que fiquem sem banho ou sem local para dormir, e que aqueles que cometem crimes devem ser tratados com o rigor da lei.

Rosane comentou sobre a lei de internação compulsória em Blumenau, de autoria do Executivo. Ela citou que a lei é inconstitucional e que as pessoas estão voltando para a rua pois o trabalho não é bem executado na cidade.

Segunda pergunta

O segundo tema foi SUS no Hospital Santa Isabel, em que Rosane perguntou para o candidato Odair Tramontin. Ela questionou as propostas do candidato para a alta demanda de atendimentos nos hospitais.

O candidato disse que o principal problema é o ponto socorro, disse que não há estrutura para os atendimentos de média complexidade e que todos os atendimentos vão para os hospitais. Citou que o plano de governo prevê a criação de duas UPAs para atender essa demanda.

Na réplica, a candidata citou que o rompimento do atendimento do Santa Isabel com o SUS é preocupante. Ela citou que o candidato defende a telemedicina e que isso é contraditório. Ela disse que defende a contratação de mais médicos para realizar os atendimentos e fazer os exames. Disse ainda que não é possível que um médico no Espírito Santo atenda a pessoa por ligação.

Já Tramontin diz que casos leves podem ser atendidos por telemedicina. Ainda afirmou que Blumenau é a única cidade que não tem hospital público.

Terceira pergunta

Tramontin fez a terceira pergunta no primeiro bloco para a candidata Ana Paula sobre transporte público e questionou sobre o projeto que ela tem para resolver a questão do transporte coletivo.

A candidata disse que o transporte público foi sucateado, que faltam horários e linhas e que a empresa não presta um trabalho efetivo para a população. Citou que Blumenau tem uma das passagens mais caras de Santa Catarina. Também comentou sobre o projeto tarifa zero que pretende implantar na cidade, caso seja eleita. Citou que esse projeto já é uma realidade em alguns locais.

Já Tramontin diz que falar em transporte completamente gratuito é uma temeridade e que com os custos para desempenhar esse projeto seria necessário fechar creches, postos de saúde e afins. Disse que é preciso fazer uma auditoria no contrato atual e sugeriu a criação de uma licitação complementar para a contratação de veículos menores para atender os locais que precisam.

Ana Paula defendeu que é possível implementar o tarifa zero, que começaria gradativamente a partir dos estudantes. Citou cidades que já tem esse projeto e que Blumenau tem capacidade para promover essa medida.

Quarta pergunta

A candidata Ana Paula questionou o candidato Ricardo Alba sobre como resolver os casos de suspeita de corrupção no Samae.

Na resposta, Alba defende que é preciso colocar as pessoas certas nos lugares certos, disse que atualmente Blumenau tem uma má administração e que é preciso trocar as pessoas. Disse que o Delegado Egidio quer continuar com as pessoas que estão atualmente na prefeitura e defende que isso não pode continuar. Diz que defende que tanto Ana Paula como Egidio continuem nos cargos que ocupam atualmente, na Câmara dos Deputados e na Alesc, respectivamente, para que possam cumprir seu papel com a cidade.

Ana Paula diz que o Samae ocupa as páginas policiais, diz que o governo atual decidiu construir uma estação de água faltando pouco para a eleição. Disse que é preciso modernizar, fazer investimentos e tirar o Samae das páginas policiais, além de garantir a água na torneira.

Ricardo Alba diz que é preciso fazer uma nova ETA e profissionalizar o Samae.

Quinta pergunta

Ricardo Alba questionou o delegado Egídio sobre o tema falta de água nos bairros. Perguntou ao candidato sobre o projeto da candidatura dele que quer tirar a água da ETA 3 para levar água para a área Norte.

Edigio respondeu que há projetos para acabar com a falta de água, diz que só será retirada a água excedente e que será distribuída para a região central e que na região Norte será construída uma nova ETA. Também afirmou que por conta das obras na BR-470 há interrupções na rede de abastecimento. Disse que é preciso construir mais reservatórios para a reserva da produção excedente, deixando nos bairros para que a população não precise esperar.

Já Alba disse que o delegado deveria combater a corrupção e alega que ele se juntou com o governo atual, o qual Ricardo julga ser corrupto.

Egidio disse que não compactua com corrupção e que pretende cuidar de Blumenau.

Segundo bloco

Primeira pergunta

No primeiro bloco com tema livre, o primeiro a perguntar foi Tramontin, que escolheu Ricardo Alba. Ele perguntou ao candidato sobre a renovação do contrato de Blumenau com a empresa Racli, que é responsável pela coleta de lixo urbano e disse que a renovação foi feita sem licitação.

Alba diz que a pergunta deveria ser feita para Egidio e diz que o contrato é emergencial. Diz que o contrato emergencial ocorre desde 2017 e que isso é inadmissível. Diz que é preciso fazer um pente fino nos contratos.

Tramontin diz que o contrato não pode ser renovado indefinidamente sem licitação e que a população de Blumenau precisa prestar atenção e que ele fará uma varredura nesse tipo de contrato. Citou que é possível fazer o tratamento do lixo em Timbó.

Alba defende que a gestão atual é a prefeitura com maior número de casos de corrupção. Disse que é preciso colocar pessoas sérias na gestão.

Segunda pergunta

Alba questionou para o Delegado Egidio sobre as multas de trânsito e perguntou a opinião dele sobre o que chama de “indústria da multa”.

Egidio diz que quando ocorreu um caso de morte em uma faixa de pedestre, os moradores pediram por mais fiscalização de trânsito no local. Disse que o radar das sinaleiras faz o seu papel. Disse que recebeu três multas e que buscou reduzir a velocidade para não receber a quarta. Defendeu que é preciso padronizar as velocidades nas vias.

Alba diz que não tem nada contra o Delegado Egidio, mas que tem contra a gestão atual. Diz que vai tirar os radares para que a população não continue recebendo multas. Também falou que pretende retirar a área azul dos bairros de Blumenau.

Já Egidio disse que vai padronizar as velocidades e que é preciso a educação no trânsito com a fiscalização.

Terceira pergunta

Egidio escolheu a candidata Ana Paula e perguntou sobre a educação básica para o município e o que o plano de governo dela prevê para atender as crianças, especialmente nas creches.

A candidata disse que faltou planejamento na cidade para atender as crianças e que há mães que são afetadas com isso. Disse que quer ampliar a quantidade de vagas nas creches, finalizar as obras das creches, além de promover o ensino em tempo integral. Citou que é possível fazer parcerias com os clubes para promover o contraturno escolar, com enfoque na cultura e no esporte.

Egidio disse que o plano de governo dele prevê a ampliação das escolas bilíngues e em tempo integral. Também citou que tem interesse em ampliar as escolas cívico-militares. Afirmou que os kits de uniforme e material escolar serão continuados no governo dele.

Já Ana Paula diz que o governo atual não pensou nas famílias e que quer, inclusive, capacitar os professores.

Quarta pergunta

Ana Paula questionou a candidata Rosane e comentou sobre a falta de vagas para os atendimentos na saúde e a proposta dela para a área.

Rosane pediu a ajuda de Ana Paula para lutar pelo reajuste da tabela do SUS no Congresso. Defende que é necessário contratar mais médicos e zerar as filas, promover mais transparência, colocar pessoas certas no lugar, articular com o governo do estado sobre a situação do hospital Santa Isabel.

Ana Paula diz que é um problema deixar fechar o atendimento pelo SUS no Hospital Santa Isabel. Alega que o governo atual não fez nada para mudar a situação.

Disse que o reajuste da tabela SUS ocorre anualmente e diz que falta responsabilidade para fazer um atendimento adequado para Blumenau. Também defendeu que quer trazer as UPAs para Blumenau.

Quinta pergunta

Rosane questionou o candidato Tramontin sobre a destinação de recursos para as igrejas neopentecostais.

Tramontin diz que vai manter os repasses para as entidades do terceiro setor, que estejam regulares e disse que elas fazem um papel essencial para o atendimento de pessoas com problemas com drogas, idosos, mulheres vítimas de violências, entre outros. Diz que as entidades das igrejas têm um papel importante para a sociedade.

Já a candidata disse que visitou uma associação para autistas e que muitas ONGs do município recebem pouco, enquanto as entidades das igrejas recebem mais.

Tramontin disse que já entidades vinculadas a igrejas, mas que também há entidades ligadas ao terceiro setor. Disse que todas as entidades serão tratadas de forma igual.

Terceiro bloco

Primeira pergunta

O primeiro a questionar no terceiro bloco foi Ricardo Alba que perguntou para Tramontin. Ele citou que hoje a estrutura da administração pública está inchada e que há muitas secretarias. Perguntou sobre a proposta do candidato para a reforma na estrutura atual.

Tramontin diz que defende o enxugamento da máquina pública e que para fazer isso ele pretende aproveitar o servidor público de carreira. Diz que pretende valorizar essas pessoas. Citou que pessoas sem qualificação não podem chefiar as pastas. Afirmou que pretende diminuir a quantidade de secretarias e de cargos comissionados e que para isso aproveitará os servidores públicos.

Alba disse que é preciso fazer uma reforma administrativa para promover mais saúde e educação. Disse que é preciso enxugar a máquina pública e valorizar o servidor público e que eles serão valorizados no governo dele.

Segunda pergunta

Tramontin questionou a candidata Ana Paula sobre a proposta com relação a violência contra a mulher.

A candidata disse que a violência doméstica é uma epidemia e diz que muitas não fazem o boletim de ocorrência por medo do companheiro. Disse que há muitos casos aqui no Vale do Itajaí e defende a criação de uma delegacia que atenda 24 horas por dia, especialmente no fim de semana. Diz que é lamentável que as mulheres parem de trabalhar devido às marcas causadas pelas violências. Falou que é necessário debater o tema na escola.

O candidato disse que fez muitos júris de feminicídio e que quer ser prefeito para evitar mais casos. Diz que quer fazer um atendimento especial para as vítimas, desde psicológico a econômico. Também comentou que pretende ensinar nas escolas a importância de respeitar as mulheres e que as meninas não aceitem a violência.

Ana Paula defendeu que é através da educação que será possível mudar a violência.

Terceira pergunta

Ana Paula fez a pergunta para o candidato Delegado Egidio. Ela questionou o candidato sobre o número de mortalidade infantil e materna em Blumenau.

Egidio disse que o plano de governo pretende implementar ações e disse que é necessário atuar com o acompanhamento, especialmente na gravidez, com acompanhamento médico e social. Disse que pretende fazer o aprimoramento do atendimento, com capacitação dos profissionais, além do uso de telemedicina.

Ana diz que a mortalidade infantil e materna está acima de dois dígitos em Blumenau e diz que defende o parto humanizado. Diz que há mulheres que não conseguem fazer o pré-natal e nem ouvir o coração do bebe.

Já Egidio disse que pretende avançar com os programas de saúde para que as mulheres façam o pré-natal.

Quarta pergunta

Egidio questionou a candidata Rosane sobre a fomentação do turismo.

A candidata diz que o plano de governo prevê que, além da Oktoberfest, Festival Brasileiro da Cerveja e o Natal, sejam realizados eventos em todo ano. Diz que em Blumenau não vivem apenas descendentes europeus e que quer diversificar com a cultura nortista, com carnaval, além da parada LGBTQIAPN+.

Já Egidio diz que pretende fomentar o turismo e diz que Blumenau já é a cidade da Oktoberfest, do Natal e da Páscoa. Diz que com a aquisição do Sesi e da Artex poderá trazer mais eventos para o município. Pretende trazer turismo de negócio, religioso, entre outros.

A candidata citou que a administração atual prega a liberdade apenas da religião deles e questiona onde estão os eventos para as outras religiões, como candomblé e umbandista.

Quinta pergunta

Rosane perguntou para Ricardo Alba sobre a fiscalização dos contratos atuais.

Alba diz que é preciso ter licitação para que haja fiscalização. Diz que a gestão atual tem muitos contratos emergenciais e que eles estão ativos até hoje, citou como exemplo o contrato com a Racli.

Já Rosane criticou a renovação de contrato com a Racli, sem exigir melhorias e mais segurança para os trabalhadores. Também criticou o contrato para o tratamento de esgoto.

Alba diz que é preciso colocar as pessoas certas e que é preciso trocar todos que estão na prefeitura atualmente.

Quarto bloco

Primeira pergunta

Ana Paula abriu o quarto bloco e fez a pergunta para o Delegado Egidio. Perguntou como ele pretende resolver o problema da saúde em Blumenau atualmente.

Ele disse que o governo federal manda poucos recursos para o município. Diz que pretende transformar o Hospital Misericórdia para promover atendimento de urgência e emergência. Diz que quer promover mais investimentos para os hospitais da cidade. Também citou que quer implementar o Alô Saúde.

Ana disse que quer fazer a UPA para ampliar o atendimento, assim como uma policlínica para atender as especificidades. Pediu para que o Delegado Egidio converse com o governador para que ele possa fazer algo para a situação do Hospital Santa Isabel. Alegou ainda que o Alô Saúde não funciona.

Segunda pergunta

Delegado Egidio questionou o candidato Tramontin. Ele disse que o candidato do Novo falou que para ter projetos para infraestrutura e mobilidade deveria ser prefeito. Questionou se ele continua sem projetos para a infraestrutura e mobilidade.

Tramontin diz que vai continuar com as obras paradas e que quer fazer as obras estruturantes. Citou o eixo Norte que já tem projeto preparado e em fase de licitação. Criticou o andamento da obra na Via Expressa.

Egidio disse que a revitalização da Pedro Zimmermann já está em fase de licitação e que serão três pistas até o aeroporto. Citou o projeto de construção de um túnel na rua Tocantins. Disse que são projetos reais e que ele pretende colocar em prática.

Tramontin diz que quer fazer projetos para a cidade e projetar a Blumenau para o futuro. Diz que as pessoas querem construir pontes para dar nomes. Diz que quer fazer uma Blumenau para as gerações futuras.

Terceira pergunta

Odair Tramontin perguntou para Rosane sobre as propostas dela para as mães atípicas.

A candidata disse que muitas mães são abandonadas pelos maridos após os filhos receberem o diagnóstico. Diz que pretende fazer um programa sério para atender essas pessoas.

Tramontin diz que o plano de governo prevê a criação de um centro integrado com várias especialidades para atender essas crianças. Além disso, quer capacitar os professores para que atendam essas crianças de forma adequada.

Rosane diz que há falta de compromisso com o governo atual para prestar atendimento para essas famílias.

Quarta pergunta

Rosane perguntou para o candidato Ricardo sobre a política dele para o povo indígena.

Ricardo diz que ele e o partido não aceitam invasões, e que é preciso tratar as pessoas de forma humanizada. Diz que é preciso programas de habitação populacional para famílias de baixa renda e indígenas. Diz que não é possível admitir invasões e afirma que não fará distinção entre a população.

Rosane lamentou a resposta do candidato e que é falta de respeito dizer que os indígenas terão que morar em habitação populacional. Diz que eles têm direitos e que protegem a natureza. Diz que Blumenau tem ocupações indígenas e que é preciso dar dignidade para esse povo e que eles devem ser tratados como pessoas que são.

Ricardo falou que Rosane tem que abrir a porta de casa para abrigá-los. Defendeu a criação do conjunto habitacional para famílias de baixa renda para qualquer etnia.

Quinta pergunta

Ricardo perguntou para a candidata Ana Paula sobre as notas de Blumenau no IDEB.

Ana diz que Blumenau já foi melhor no IDEB e que pretende fazer o contraturno escolar para garantir segurança e ensino para as crianças e adolescentes. Diz que quer capacitar educadores e professores.

Alba defende a educação em tempo integral para que os pais possam trabalhar o dia inteiro. Diz que Blumenau investe muito em educação, mas da forma errada.

Já Ana diz que as escolas não atraem as crianças e adolescentes, devido a falta de tecnologia. Diz que quer renovar e usar tecnologia para modernizar o ensino.

Quinto bloco

Primeira pergunta

Rosane abriu o quinto bloco perguntando para Ana Paula. Perguntou sobre a lei Prêmio Herbert Holetz e sobre a censura na cultura.

Ana falou que é importante promover a cultura sem censura. Disse que fazer censura para a cultura é calar o ser humano. Disse que uma cidade sem cultura é uma cidade morta.

Rosane diz que pretende revogar a lei e que já há mais de 200 projetos apresentados no edital. Diz que os recursos diminuem a cada ano. Diz que é democrata e que não vai admitir que essa lei permaneça em Blumenau.

Ana afirma que por esse motivo se constituiu o Colmeia, devido à falta de apoio da prefeitura para algumas atividades. Disse que é preciso levar a cultura para os bairros para aqueles que não tem acesso.

Segunda pergunta

Ana fez a pergunta para Odair Tramontin. Questionou como ele vai se relacionar com a pauta animal no município.

Tramontin reconheceu a importância da pauta e diz que, conforme o plano de governo, vai intensificar o número de castrações. Disse que o controle de casos de maus tratos começa pelo controle de castrações. Disse que vai escolher uma pessoa qualificada para dirigir a área. Também defende o ensino de políticas para criar consciência sobre a causa animal nas escolas.

Ana disse que é contra o caminhão de castração, que quer fazer parcerias com as instituições e clínicas veterinárias. Diz que com a contratação do caminhão da castração o dinheiro arrecadado não fica na cidade e que quem cuida dos animais após a cirurgia são os veterinários da cidade.

Terceira pergunta

Tramontin perguntou para o candidato Ricardo Alba. Ele questionou o candidato sobre a proposta para o combate efetivo para a corrupção.

Alba disse que pretende retirar todas as pessoas que estão na gestão atual. Citou que recentemente a Polícia fez investigações em pastas da prefeitura. Disse que quer colocar pessoas honestas nas pastas.

Tramontin diz que já atuou no combate à corrupção e que desde a composição da coligação foi assinado um termo para não ter toma lá, dá cá. Diz que a excessiva burocratização é uma mãe da corrupção pois cria dificuldades para vender facilidades.

Quarta pergunta

Ricardo Alba perguntou para o Delegado Egidio se ele vai prender as pessoas que são investigadas.

Egidio diz que se orgulha do trabalho da Polícia Civil e diz que, se eleito, terá uma controladoria forte, com código de ética dos servidores. Disse que os servidores e comissionados não são “cacalhada”. Diz que eles estão ali trabalhando.

Alba diz que o delegado não faz o que fala. Diz que várias pessoas investigadas por corrupção tiram fotos com o delegado.

Egidio diz que ele se manifesta sobre ilegalidades e corrupção e afirmou que terá tolerância zero.

Quinta pergunta

Egidio perguntou para Rosane sobre a proposta da candidata para a segurança em Blumenau.

A candidata ressaltou a pesquisa que mostra que Blumenau é a segunda cidade mais segura no Brasil. Diz que o candidato que deveria trabalhar na Polícia, quer criar uma nova polícia em Blumenau, com a guarda armada. Diz que não entende essa prioridade, se a cidade é a segunda mais segura no Brasil.

Egidio diz que quer criar a guarda armada, investir em tecnologia e monitoramento. Diz que Blumenau pode se tornar uma cidade ainda mais segura.

Rosane diz que não é preciso de guarda armada e que é preciso assegurar a segurança das mulheres, iluminação pública, câmeras corporais nos policiais, combater o machismo e o uso abusivo de álcool.

Sexto bloco

O último bloco foi destinado para as considerações finais dos candidatos. Cada um teve dois minutos para falar com o eleitor.

Confira o debate na íntegra aqui:

Leia também:
1. Debate entre candidatos a prefeito do jornal O Município Blumenau é nesta terça-feira
2. Liminar da Justiça do Trabalho determina que coleta de lixo deve retornar imediatamente em Blumenau
3. Tempo Blumenau: temperaturas passam de 30ºC nesta terça-feira
4. Quais são as propostas dos cinco candidatos a prefeito de Blumenau para a área de turismo
5. Trabalhador morre após ser atingido por rolo compactador em Pomerode


Veja agora mesmo!

Linguiça Blumenau é produzida por família há 35 anos na Itoupava Central:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo