X
X

Buscar

O que os candidatos à Prefeitura de Blumenau farão para reduzir indícios de corrupção no Samae

O Município Blumenau dá início às perguntas únicas para todos os cinco candidatos


O jornal O Município Blumenau fez três perguntas únicas para os os cinco candidatos à Prefeitura de Blumenau. Nesta primeira matéria, eles respondem sobre suas propostas para reduzir suspeitas e indícios de corrupção dentro do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Confira a primeira pergunta e como cada um dos candidatos se posicionou.

O que você fará para reduzir suspeitas e indícios de corrupção dentro do Samae de Blumenau?


Ana Paula Lima (PT):

No nosso mandato, nós vamos sanear o Samae. É preciso ter bem claro que o Samae, enquanto uma autarquia municipal, desenvolve desde 1966 um importante serviço para a população blumenauense. Também é necessário fazer uma distinção entre a instituição Samae e as pessoas que, ocupando cargos de decisão dentro da autarquia, tenham cometido atos ilícitos, que estão sendo investigados e pelos quais eles deverão ser responsabilizados criminalmente. Mas, como falei acima, nós vamos sanear o Samae, realizando uma auditoria nas contas, com total transparência para a população, para apurar qualquer ato de corrupção que tenha sido cometido e tomar as devidas providências legais. Vamos sanear o Samae investindo também na sua capacidade de atendimento e na valorização do seu corpo técnico, para que o serviço prestado à população seja melhor ainda.

Delegado Egidio (PL):

O meu primeiro caso como delegado foi a investigação e prisão de um corrupto. Eu trabalho pela lei, luto pela ordem. Minha experiência de delegado me mostrou que é preciso tolerância zero com qualquer tipo de crime. Porque o pequeno meliante de hoje é o grande criminoso de amanhã. Não se pode aceitar nenhum tipo de corrupção, seja qual for o cargo da pessoa, sobrenome, classe social, local ou circunstância. No nosso governo vamos criar uma Política de Tolerância Zero com a corrupção. Vamos, primeiro, prevenir. Reforçar os controles e investir ainda mais na transparência. Porque o acesso à informação é um dos remédios para o desvio de conduta, seja qual for. Isso inclui canais para denúncias de irregularidades, com o anonimato do denunciante. Fortalecer os órgãos de controle interno da prefeitura para realizar auditorias eficazes e regulares em todas as áreas do governo. Investir na capacitação e qualificação dos servidores da área de controladoria. Criar um rígido código de ética para todos os servidores municipais.

Odair Tramontin (Novo):

Eu tenho uma trajetória de mais de três décadas no combate ao crime, em especial os contra a administração pública. E aprendi que a corrupção é fruto dos desmandos administrativos em geral, mas especialmente daqueles decorrentes do loteamento dos cargos com fins político/partidários. Então, para solucionar não só os problemas de corrupção, mas também aqueles da notória ineficiência na prestação dos serviços pelo Samae (vergonhosa falta de água em grande parte da cidade), vamos dar um choque de gestão e fazer uma administração de verdade. E com uma premissa simples: fazendo uma administração honesta e preenchendo os cargos de direção e assessoramento com base no currículo pessoal e profissional dos interessados e não no currículo político/partidário como vem acontecendo nos últimos anos. Simples assim: colocando pessoas certas nos lugares certos, como estabelece a cartilha do Partido Novo.

Ricardo Alba (Podemos):

  • Administração Séria: Garantir uma gestão marcada pela seriedade e profissionalização, afastando o SAMAE de interesses políticos, com foco em transparência e eficiência.
  • Valorização de Técnicos: Contratar profissionais técnicos qualificados, garantindo um serviço eficaz e menos suscetível à corrupção.
  • Redução de Cargos Comissionados: Reestruturar o SAMAE, diminuindo o número de cargos comissionados para evitar influências políticas e práticas corruptas.
  • Investimento em Infraestrutura: Direcionar recursos para melhorar a estrutura do SAMAE, garantindo um serviço de qualidade que atenda às necessidades da comunidade sem práticas corruptas.

Rosane (PSOL):

Nos últimos anos, acompanhamos revoltados o fluxo de notícias relacionadas à corrupção dentro da Samae de Blumenau. Como no ano passado, quando a Operação Limpeza Geral da Polícia Civil cumpriu cinco mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão domiciliar, além do sequestro de veículos e imóveis no valor aproximado de 1,5 milhão de reais. Mais recentemente, em fevereiro, o ex-presidente do SAMAE, Michael Schneider, mandou dar disparos na casa do ex-secretário de Planejamento Michael Maiochi, inadmissível numa cidade como Blumenau. Para agravar, em dezembro de 2023 outro homem de confiança de Mário/Maria, André Espezim (bacharel em ciências contábeis e direito), que era secretário de Comunicação, assumiu a direção do órgão, sem qualquer qualificação técnica para o cargo.

Temos que pôr um ponto final nos casos de corrupção e exigir que os envolvidos sejam punidos exemplarmente. Ao assumirmos, realizaremos uma auditoria completa do órgão, com redução dos cargos comissionados, nomeando pessoas realmente qualificadas, capacitadas e de índole inquestionável. Faremos com que o SAMAE volte a ser uma autarquia respeitada e eficiente, que cumpra com seu objetivo, sem desvios de finalidade e de recursos.

Leia também:
1. Trecho da rua da Vila Germânica fica interditado para organização da 39ª Oktoberfest Blumenau
2. Primeiro goleiro da história do BEC morre aos 78 anos
3. Homem leva facada no abdômen durante briga em bar, em Blumenau
4. Policlínica de Blumenau conquista habilitação e amplia acesso procedimentos de média complexidade
5. Quais são as empresas de Blumenau e região que estão no ranking Valor 1000 de 2024


Veja agora mesmo!

Peixe enrolado na cebola, Rollmops é resgatado ao prato dos blumenauenses: