O que se sabe sobre as chances de ocorrer um tsunami em Santa Catarina e no Brasil
Ilhas Canárias entram em alerta com possibilidade de erupção de vulcão
A possibilidade de ocorrer um tsunami no litoral catarinense e do Brasil foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais durante esta semana. O motivo foi as Ilhas Canárias, arquipélago espanhol, entrarem em alerta após aumento na atividade sísmica ao redor do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, com possibilidade de entrar em erupção.
Com isso, existe chance de um tsunami, que seria formado após a erupção, caso ocorra, atingir a costa do Brasil. Isso fez com que a ilha de Florianópolis fosse um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta semana.
No entanto, apesar de ser muito comentada, esta possibilidade é mínima, principalmente quando se trata do Litoral catarinense. No Brasil, o risco maior seria na costa do Nordeste, que fica mais próxima ao arquipélago.
Veja a simulação:
De acordo com o Instituto Geográfico Nacional da Espanha, os tremores colocam a ilha em alerta amarelo para a possibilidade de erupção. O sistema tem quatro níveis, sendo o amarelo o segundo mais grave.
Tanto o instituto quanto o Governo de Canárias mantém informações atualizadas sobre a possibilidade de erupção do vulcão Cumbre Vieja.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: