“O rim da mamãe vai salvar minha vida”: mãe doa rim para filho em hospital de Blumenau
Procedimento ocorreu na quarta-feira
Eder, de 29 anos, recebeu a doação de rim de sua mãe Eliane, de 52 anos. O procedimento ocorreu na quarta-feira, 2, no Hospital Santa Isabel.
O filho está em recuperação na unidade do hospital, antes de receber alta hospitalar. A mãe recebeu alta na sexta-feira, 4.
A mãe e o filho são de Lages e participam do grupo Somos Fênix, que reúne pacientes na fila de espera ou que já realizaram um transplante renal. “O rim da mamãe vai salvar a minha vida”, comentou Eder.
Transplante
O Hospital Santa Isabel realizou mais de 3800 procedimentos de transplantes de órgãos. Em um procedimento renal entre pacientes vivos, o órgão, desde que esteja saudável, é doado a um paciente portador de insuficiência renal crônica avançada.
Através de uma cirurgia, o órgão é implantado no paciente e passa a exercer as funções de filtração e eliminação de líquidos e toxinas. Diferente dos demais transplantes, os rins do paciente não são retirados, ele é posicionado ao lado dos já existentes, a menos que estejam causando infecção ou hipertensão.
O doador precisa levar em consideração que ele passa a ter um órgão fazendo o trabalho de dois, por isso terá cuidados especiais para o resto da vida. O paciente transplantado com frequência deve comparecer ao Ambulatório de Transplantes do Hospital Santa Isabel para exames. Os exames vão se tornando anuais.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: