Se a vida é trem-bala, má fase é passageira. Com cinco temporadas na série B, o Vasco retornou à série A este ano e já é sério candidato a mais um rebaixamento com uma campanha que em nada se parece com os muitos momentos de glória que a equipe do São Januário já desfrutou em outros tempos. Mas ninguém pode negar que houve muitos momentos de glória, principalmente em situações difíceis. Aguerrido, o time gosta de colecionar viradas. Santos, Palmeiras, Fluminense, Atlético Mineiro e Criciúma entre outros já sentiram o gostinho de sair na frente e ver o Vasco vencendo a partida.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vasco_da_Gama_campe%C3%A3o_da_Copa_Mercosul_de_2000.png

Como na histórica final da Copa Mercosul de 2000, em que o Palmeiras, dono da casa, marcou 3 gols logo no primeiro tempo. Muita gente deve ter pensado que a conta estava encerrada. Mas quem é vascaíno sempre tem esperança. O Vasco marcou quatro no segundo tempo e levou a taça para casa, com frase lapidar do narrador Luciano do Valle: “Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal”. Sim, o Vasco tinha Romário, mas, acima de tudo, era o Vasco. Se alguém no mercado de apostas se posicionou contra o Cruzmaltino, foi obrigado a mudar de opinião bem depressa. Anote aí: o Vasco vai superar a má fase e vai voltar a ser um dos maiores do Brasil. Quer apostar? Se você não acredita, então aposte contra o Vasco. Visite o site Goal e ganhe com o resultado da sua convicção.

É prudente observar que o campeonato ainda nem chegou à metade. Times de peso como Santos, Corinthians e Goiás também não estão impressionando ninguém. O Santos nunca foi rebaixado, mas já chegou bem perto diversas vezes nas últimas décadas. O Corinthians já esteve na série B, assim como o Palmeiras, que está em terceiro lugar, o Grêmio, que está em quarto, e o Botafogo, que está na liderança. O Fluminense não só já esteve na série B como esteve na série C em 1999, e agora desfruta um confortável quinto lugar na série A. Se eles se recuperaram, como não esperar o mesmo do Vasco, o grande virador?

Ainda tem muito campeonato pela frente. Após a demissão do técnico Barbieri, a torcida faz uma avaliação positiva de Ramón Díaz. Grande astro do River Plate e de vários quadros italianos como jogador, Díaz também conduziu o River à conquista da Libertadores como treinador em 1996. A equipe em campo ainda é fraca, mas Díaz tem meio campeonato para arrumar a casa, evitar a degola e fazer um bom preparo para temporadas futuras. E por que não sonhar com o título? Quando foi que vencer um campeonato nacional foi fácil? Se há um time brasileiro que sempre traz o perigo de uma fantástica virada, esse time é o Vasco, graças à sua garra, sua tradição e sua torcida. Se parece que falta jogador, não falta técnico e não falta amor da torcida para instigar na equipe atual a fibra vascaína que já surpreendeu tantos adversários em momentos críticos. Não está morto quem peleja, diriam os gaúchos. Pergunte a um gremista.