Obra das pistas de skate e BMX na Praça das Itoupavas, em Blumenau, segue sem avanços
Construção começou em 2022
A obra das pistas de skate e BMX na Praça das Itoupavas, no bairro Fidélis, em Blumenau, está parada desde o ano passado. No começo de 2022, a construção começou a ser planejada e discutida. A execução iniciou no fim de setembro deste mesmo ano, tendo o prazo de entrega para seis meses, que seria no primeiro semestre de 2023, mas a obra não teve seguimento.
George Gonçalves, skatista profissional e professor de skate, publicou em suas redes sociais uma queixa sobre o andamento da construção da pista no dia 10 de maio. O jornal O Município Blumenau apurou as queixas e confirmou que a obra ainda está em suas preparações preliminares.
Um trecho do terreno, que serviria como uma estrada, tem cascalho, porém, a maior parte do terreno ainda se mantém somente a terra, que se torna barro nas épocas de chuva na região. A área já passou por um processo de terraplanagem e delimitação do terreno, mas a parte da construção da fundação recém foi iniciada.
George conta que anda de skate há 41 anos e a obra é pedida pela comunidade há muito tempo. A motivação do skatista para cobrar um avanço é “por essa obra ter iniciado e parado, por não termos uma pista atual e de nível aqui na cidade, por ser ex-presidente da associação e, desde 2018, estarmos batendo na tecla de falta de espaço, por termos um único espaço no Ramiro e esse mesmo estar com diversos buracos incapacitando a prática de skate”, desabafa.
“Como a gente vai ter atleta se a gente não tem locais específicos para o seu treino?”, indaga George. “A importância disso é a gente ter uma pista de nível, com condições para podermos sediar campeonatos catarinenses ou até nacionais, como já sediamos aqui em Blumenau por algumas vezes.”
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Blumenau, através da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), afirmou que está alinhando os últimos ajustes e adequações no projeto e também na planilha orçamentária para poder iniciar um novo processo licitatório da pista de skate do Parque das Itoupavas.
O órgão público também revelou que reuniões estão sendo organizadas com representantes da Federação Catarinense de Skate e também da Associação blumenauense de Skate para alinhar questões técnicas quanto ao projeto.
“Mas vale lembrar que este contrato inicial foi rescindido no ano passado, o motivo da rescisão foi por descumprimentos de prazos”, comentou a prefeitura. Em 2023, o contrato inicial precisou ser rescindido por descumprimentos de prazos.
Sobre o projeto
Inicialmente, era debatido que poderia custar, no máximo, R$ 645,2 mil, dinheiro garantido pelo governo do estado. O obra seria realizada pela Skate Parks, com investimento total de R$ 785,6 mil, recursos também do convênio com o governo do estado. Porém, o contrato foi encerrado por conta do prazo vencido.
O objetivo era promover o lazer da comunidade, assim como trazer competições oficiais do skatismo. A pista seria construída na modalidade street, 1.360m² e com guarda-corpo, corrimões, rampas, caixotes, traves e demais obstáculos para manobras.
Mesmo fazendo parte do Parque das Itoupavas, a obra da pista não é executada no mesmo espaço onde está a estrutura existente. A pista fica em uma área próxima e faz parte do projeto de ampliação de todo o parque, que irá contemplar também uma pista de BMX, também conhecido como bicicross.
Na época, foi prometido que o espaço iria dobrar de tamanho, alcançando quase 30 mil metros quadrados de estrutura para receber competições esportivas radicais e lazer da comunidade.
Leia também:
1. Prefeitura de Blumenau amplia profissionais da Assistência Social para atuar na cidade gaúcha de Lajeado
2. Homem é preso após agredir esposa e quebrar objetos de casa no bairro Velha, em Blumenau
3. PP de Blumenau anuncia apoio à pré-candidatura de Egídio Ferrari na disputa da prefeitura
4. Hospital Santa Isabel abre inscrições para curso de gestantes
5. Idoso procurado pela Justiça por estupro de vulnerável é preso em Blumenau
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região: