Um conjunto de obras e projetos em execução pela prefeitura de Blumenau está transformando a mobilidade na área urbana. As melhorias atendem todos os modais de transporte: ônibus, bicicleta, automóvel, motocicleta e, claro, os pedestres.
Os investimentos em andamento seguem estratégias da administração municipal que integram o Plano Municipal de Mobilidade. Cada obra tem um papel na melhoria da qualidade de vida das comunidades onde estão localizadas, mas também articula-se com outras entregas para gerar resultados de maior impacto, que abrangem toda a cidade.
No planejamento urbano de Blumenau, existem quatro corredores estruturais para dar vazão ao tráfego de veículos e pessoas. Um para cada grande região da cidade. Conforme eles ganham forma, a cidade ganha canais de circulação que liberam vias locais e separam o trânsito leve do pesado.
Corredor Oeste
Conecta o terminal da Proeb ao futuro terminal Oeste, no bairro Água Verde. Entre as principais obras estão a duplicação da rua Humberto de Campos, o prolongamento da via (já concluído) e a readequação da rua General Osório.
Também está projetada uma nova rua a ser construída, que fará a conexão com o complexo do Badenfurt. Assim, será possível seguir do Centro até a BR-470 por um único eixo.
Corredor Leste
A principal obra deste setor ficará pronta no primeiro trimestre deste ano: o binário das ruas Chile e República Argentina. Ele deve desafogar o tráfego do bairro Ponta Aguda e preparar a região para a futura ponte em direção à Rodolfo Freygang, no Centro.
Corredor Norte
Região por onde passam duas das principais rodovias do Vale do Itajaí (BR-470 e SC-108), o norte será repaginado por obras em licitação, que integram o pacote financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A rua Doutor Pedro Zimmermann será transformada em uma avenida urbana, com calçadas e ciclovias, desde a BR-470 até a rua Mário Giese, na Itoupava Central. Além disso, a região ganhará um terminal de ônibus.
Um passo seguinte será o trecho entre a rodovia federal e a rua 2 de Setembro, projeto que está em fase de busca de recursos.
Corredor Sul
A região do Garcia ficará muito mais acessível com o pacote de obras que formam o Corredor Sul. Ele começa na Ponte Norte-Sul, que ligará a rua Paraguay, na Ponta Aguda, às ruas Itajaí e Alwin Schrader, do outro lado do Itajaí-Açu.
Ele também contempla a readequação da rua Amazonas, com melhorias nos passeios, alargamento da rua Hermann Huscher e a construção de ao menos três novas pontes sobre o ribeirão Garcia.
Este novo sistema viário vai aproximar o Extremo-Sul de Blumenau do Centro e dos demais bairros, proporcionando melhor qualidade de vida para milhares de blumenauenses.
Neste primeiro trimestre de 2019, outras dez melhorias em execução ficarão prontas. Além de pavimentações, há a rotatória da rua Mário Giese, na Itoupava Central, o binário da rua Chile com a República Argentina, na Ponta Aguda, e o novo corredor de ônibus, ciclovias e passeios da rua Itajaí, no Vorstadt.
Investimentos que darão forma aos corredores estruturantes já estão em andamento e em breve trarão resultados para os blumenauenses. É o caso dos novos terminais de ônibus, da duplicação da Humberto de Campos e da ponte da rua Maria Cavilha, no Garcia.
Paralelo aos planos macro, a prefeitura de Blumenau está revitalizando a rua Bahia e integrando trechos marginais da Via Expressa, entre outras obras importantes.