Oficina de zine e café: liga acadêmica de Psicologia e Sociedade irá inaugurar com evento na Furb
LAPS está com as inscrições abertas para ligantes
A primeira Liga Acadêmica de Psicologia e Sociedade (LAPS) da Furb fará uma oficina de fanzine e um café coletivo após a sua assembleia-geral de inauguração no dia 10 de março. O evento será no auditório do bloco J, no campus 1 da universidade, às 19h. A LAPS surge como uma busca por conexão entre profissionais e estudantes para discutir e refletir sobre a psicologia ligada a diversos temas atuais e sociais.
A noite de inauguração da liga começará com a assembleia-geral da Furb, que deve durar cerca de trinta minutos. Em seguida, a LAPS irá apresentar a oficina de produção de zines, com a temática psicologia latino-americana para integração.
O objetivo será “transmitir a nossa identidade para as pessoas, para elas entenderem e se familiarizarem [com a nossa liga]”, conforme explica a ligante e estudante de psicologia Isadora Ceratti. Após a oficina, um encerramento com um café coletivo será oferecido para todos os participantes.
A LAPS está com as inscrições abertas para ligantes tanto da comunidade interna da Furb quanto externa. Para se inscrever, basta preencher o formulário e realizar o pagamento da inscrição de R$ 20, valor em que está incluso o certificado no fim do semestre e cafezinhos durante os eventos, conforme garante a liga. Para mais informações, basta acessar o link.

Flávia Busarello é doutora em Psicologia Social e professora orientadora da liga. Ela compreende a liga como uma oportunidade criativa e crítica para expandir a experiência do estudo acadêmico, mas também uma chance de se preparar e ter um contato com uma atuação profissional na área.
“Refletir sobre o vínculo entre a Psicologia e a Sociedade é fundamental para pensarmos a produção de saúde mental. Vivenciamos um momento histórico com diversas mudanças, inclusive sentimos ainda as mazelas da pandemia em nossos corpos, com os impactos ambientais, as mudanças tecnológicas em uma sociedade do instantâneo e da imagem — todos esses fatores aterrados no território e cotidiano do Vale do Itajaí provocam a reflexão do que pode um corpo e como nos sentimos e nos afetamos”, elabora a professora.
As alunas que participam da liga são do curso de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau. Elas explicam que a LAPS representa um movimento para traçar e conectar novos caminhos entre a psicologia, a universidade e a sociedade.
As ligas acadêmicas são organizações sem fins lucrativos ou interesses partidários, desenvolvidas por estudantes, para expandir uma área de conhecimentos.
Leia também:
1. Pastor de Blumenau é solto após decisão do ministro Alexandre de Moraes
2. Dois casos de mulheres agredidas por companheiros são registrados em menos de uma hora em Blumenau
3. Papa Francisco apresenta insuficiência renal leve, diz Vaticano
4. Mega-Sena 2832: aposta de Blumenau é premiada na quina; veja valor
5. Jorginho Mello sanciona lei que proíbe tratamentos de transição de gênero para menores de idade
Veja agora mesmo!
Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições: