+

Oktoberfest passa a medir e analisar consumo de recursos naturais e avança na descarbonização e redução da pegada ambiental

No total, serão mais de 50 variáveis monitoradas ajudando a tornar a festa mais ecoeficiente

A 39ª edição da Oktoberfest Blumenau 2024, maior festa alemã das Américas, e que anualmente atrai milhares de visitantes à Vila Germânica, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, vai, a partir deste ano, medir e analisar como está sua ecoeficiência. Isso será possível graças a um programa 100% digital de eficiência energética implementado pela Veolia, empresa líder global em soluções ambientais e parceira oficial de sustentabilidade do evento há 3 anos.

Ao monitorar o consumo de resíduos sólidos, água e energia, a festa visa alcançar maior eficiência no uso e gestão dos recursos e, consequentemente, avançar na descarbonização e redução da sua pegada ambiental nos próximos anos.

“Estamos implementando uma solução de medição diária e contínua do consumo de recursos na Oktoberfest. A partir de dados gerados e armazenados, nossos especialistas farão uma profunda análise para que, junto à organização do evento, seja possível adotar ações que façam com que a operação da festa seja cada vez mais ecoeficiente e sustentável”, explica Lina Del Castillo, diretora de marketing, comunicação e sustentabilidade da Veolia Brasil.

Por meio de 16 sensores e hidrômetros instalados, que cobrem 100% da estrutura da Oktoberfest, informações diárias sobre o consumo de recursos serão captadas e analisadas por especialistas da Veolia, a partir do centro de monitoramento inteligente da companhia, o Hubgrade, em São Paulo. Os dados passarão por uma avaliação precisa do cenário e das tendências, permitindo identificar pontos de otimização de performance de equipamentos elétricos e hídricos, evitando desperdícios, perdas de eficiência.

Serão mais de 50 variáveis coletadas, proporcionando tomadas de decisões cada vez mais assertivas no que diz respeito à utilização e gestão dos recursos de forma mais sustentável e eficaz. Parte dos dados analisados também ficará disponível aos visitantes da festa em um telão que será atualizado diariamente. O painel trará informações relacionadas a pegada de consumos de energia (kW.h); água (L ou m³) e água ultrafiltrada (L ou m³); resíduo gerado total (Ton) e por pessoa (kg/pessoa); conversão desse resíduo em energia (kW.h); carbono evitado(Ton), como também a média de pessoas circulando por dia na festa.

Valorização de resíduos da Oktoberfest

Assim como nos dois anos anteriores, a Veolia vai tratar e valorizar os resíduos sólidos gerados no evento. Por meio do processo de blendagem para coprocessamento, 100% dos resíduos são transformados em energia e encaminhados para a indústria cimenteira, como combustíveis renováveis em substituição ao coque, o que reduz a emissão de gases do efeito estufa gerada pelo consumo de combustíveis fósseis. A partir desta valorização, neste ano, também será calculada a redução da pegada de carbono equivalente.

“Em dois anos de parceria, 269 toneladas de resíduos foram valorizados, gerando 1.406.870 de KWh de energia combustível para cimenteira. Com a iniciativa, contribuímos com a descarbonização e também com a economia circular, pois evitamos que os resíduos fossem depositados em aterros sanitários”, completa a executiva.

Outra ação com impacto direto sobre os participantes é a distribuição gratuita de água potável para os visitantes que passarem pelo festival. Igualmente ao ano passado, a tecnologia da Veolia permitirá o fornecimento de água potável ultrafiltrada gratuitamente, distribuída em dois pontos nos pavilhões da festa. Considerada uma água com qualidade superior à obtida por processos convencionais de filtragem, a água ultrafiltrada recebe um tratamento ainda mais efetivo na remoção de partículas e de macromoléculas.

Além do consumo consciente na Oktoberfest, a iniciativa permite reduzir o uso e descarte de garrafas plásticas, diminuindo o impacto ambiental. Em 2023, 44 mil litros de água ultrafiltrada foram fornecidos aos visitantes, o equivalente a 88 mil garrafas pet, que deixaram de ser utilizadas e de impactar o meio ambiente.

“Pelo terceiro ano consecutivo a Veolia é nossa parceira oficial de sustentabilidade. Esta colaboração tem sido fundamental para promover o consumo consciente durante a festa, e os resultados falam por si. No ano passado, conseguimos reduzir significativamente o uso de garrafas plásticas, diminuindo nosso impacto ambiental. Em 2023, foram fornecidos 44 mil litros de água ultrafiltrada, o que representa 88 mil garrafas PET a menos em nosso meio ambiente. Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade”, comenta Marcelo Greuel, Secretário de Turismo e Lazer e presidente da Vila Germânica.

Sobre a Veolia

O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023.

Leia também:
1. Quem são os candidatos a vereador que receberam menos de 100 votos em Blumenau
2. PM apreende mais de 300 caixas de vinhos argentinos contrabandeados na BR-470, em Indaial
3. Quais partidos conseguiram mais cadeiras na Câmara de Blumenau
4. Vaticano anuncia arcebispo de Gaspar como novo cardeal da Igreja Católica
5. Eleições 2024: como ficou a Câmara de Vereadores de Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó


Veja agora mesmo!

Família da Vila Itoupava prepara o tradicional marreco recheado há 35 anos, em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo