Oktoberfest teve redução de 80% em furtos de celulares em 2022; veja os números
Prefeitura divulgou dados sobre a segurança da festa na edição deste ano
Na manhã desta sexta-feira, 28, a Prefeitura de Blumenau convidou a imprensa para uma coletiva no Salão Nobre a fim de divulgar os números finais referentes à segurança da 37ª Oktoberfest. Além de relatarem o sucesso de público da festa, o destaque ficou para os dados positivos referentes às ocorrências e tecnologia utilizada.
De modo geral, a Oktoberfest 2022 teve um total de 634,701 visitantes. O último sábado, dia 22, foi o que teve o maior público da festa, com o total de 71.320 pessoas. Além disso, foram realizados seis desfiles, sendo quatro desfiles à tarde e dois desfiles à noite. Houve também um desfile na Vila Itoupava. A média foi de 12 mil visitantes por desfile. Confira abaixo os números referentes a segurança:
Efetivo
A festa envolveu 250 seguranças e 50 brigadistas. Além disso, também participaram e fizeram a segurança da festa agentes da Polícia Civil, escrivães e delegados, e mais de 130 policiais militares.
A guarnição da PM contou com patrulhas internas e externas ao Parque Vila Germânica, policiamento ostensivo motorizado com carros e motos, bike patrulha, policiamento montado, com apoio da cavalaria, além do policiamento de apoio especializado (Tático, Canil e Rocam).
Tecnologia
Foram utilizadas 200 câmeras inteligentes (20% a mais que em 2019), sendo 50 delas dedicadas ao reconhecimento facial dos visitantes – reconhecimento de 40 faces por segundo. Em 2019 a tecnologia era de 16 faces por segundo.
Além disso, foram utilizadas sete câmeras speed domes (câmeras de vídeo 360°, com zoom óptico, controladas remotamente), cinturão de vigilância, sistema bem-te-vi).
Com o uso do banco de dados da Polícia Militar e através dos aparelhos de reconhecimento facial utilizados na festa, foi possível realizar nove prisões de pessoas que estavam foragidas – com mandado de prisão em aberto. Quando elas eram filmadas, o software apitava um alerta e as forças de segurança realizavam as prisões.
Boletins de Ocorrência
As polícias Militar e Civil registraram 145 boletins de ocorrência durante a Oktoberfest. Destes, 74 foram registrados como furto punga – sem que a vítima perceba o assalto. Além disso, 547 itens foram para o achados e perdidos e 156 foram devolvidos aos proprietários.
Furto de celulares
Em comparação com a edição de 2019 da festa, houve uma diminuição de 80% nos furtos de celulares. Em 2019, 544 foram furtados. Neste ano, apenas 109.
Polícia Científica
Cinco casos e exames de lesão corporal foram registrados pela Polícia Científica. Além disso, uma apreensão de drogas por exame e uma apreensão de nota falsa.
SMTT
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) abordou 1.358 veículos durante a festa. Desses, 514 foram removidos, 457 condutores foram submetidos ao teste do bafômetro e 15 motoristas não eram habilitados ou estavam com a CNH vencida.
Atendimentos
Em relação a saúde, 1.119 atendimentos foram realizados no Ambulatório do Parque Vila Germânica, 15 pacientes precisaram ser conduzidos aos hospitais, e seis pessoas foram atendidas durante desfiles.
Adolescentes embriagados
Nesta edição da Oktoberfest, nenhum jovem abaixo de 18 anos foi encontrado embriagado.
Avaliação
Para o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, o sucesso da festa num todo passou pela forma como a segurança da festa foi realizada. Após apresentar os dados gerais, ele comentou o tema.
“O balanço da segurança, melhor impossível. Acho que os números falam por si só. Uma festa com 640 mil pessoas com número tão baixo de ocorrências, de furtos, de alcoolemia, enfim, números que nos deixam bastante satisfeitos e contentes. Claro que cada edição são novos desafios, mas tenho certeza que essa foi uma grande missão cumprida”, afirmou.
O presidente da Comissão de Segurança da Oktoberfest, Alexandre Mathias, também fez uma avaliação do trabalho. Ele aproveitou ainda para agradecer pela confiança e estrutura que recebeu do poder público.
“Confiaram em mim essa responsabilidade, desse retorno da Oktoberfest depois de dois anos, com a expectativa que se tinha de público, e de poder coordenar essa comissão com 25 entidades das mais variadas áreas. Os números que apresentamos aqui com certeza me enchem de orgulho e tenho certeza que essa edição vai deixar um legado para as próximas, com relação ao exemplo do que a comunidade e os visitantes querem para a Oktoberfest”.
Quem também aproveitou o evento para agradecer foi o prefeito Mário Hildebrandt. Ele destacou o trabalho das forças de segurança e empresas responsáveis pela atuação na festa.
“Polícia Militar, Civil, Secretaria de Trânsito e Transportes, o Corpo de Bombeiros, a própria comissão privada de segurança, a Intelbras, enfim, todo esse time que nos ajudou a oferecer uma festa, que, além da tradição, cultura e gastronomia, ofereceu também e festa da tecnologia embarcada. Essa tecnologia que nos deu a condição de reduzir em 80% os números de furtos de celulares, de praticamente manter em um o furto de veículos, que foi recuperado. Então um trabalho em conjunto de todos em prol de Blumenau e da Oktoberfest”, concluiu.
Leia também:
– Justiça determina que sindicato pare distribuição de propaganda eleitoral irregular em Blumenau
– Jair Bolsonaro e Lula ficam frente a frente no último debate antes do segundo turno
– Beto Carrero World será multado caso faça propaganda eleitoral
– Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia do segundo turno da eleição
– Resultado Lotofácil 2649 e Quina 5985: saiba os números sorteados
– Assista agora:
Veja os bastidores da escolha da realeza da 38ª Oktoberfest Blumenau