Olimpíada Mundial de Robótica será realizada em Blumenau
Um dos maiores torneios de robótica do mundo, o World Robot Olympiad (WRO), realizará a etapa nacional em Blumenau. O evento reúne estudantes entre 8 e 19 anos e é organizado pela empresa blumenauense Robomind. O objetivo é fomentar a criatividade e as habilidades de resolução de problemas dos jovens, proporcionando uma experiência educacional envolvente e divertida.
O Ginásio Sebastião Cruz, conhecido como Galegão, receberá mais de 100 equipes entre os dias 14 e 15 de setembro. O evento em Blumenau servirá para classificar as equipes que estarão na edição mundial do WRO, na Turquia, que deve reunir mais uma centena de países em novembro.
“O Convention Bureau foi muito importante para fazer a ponte com o poder público e viabilizou a realização na cidade, além de nos conectar com a rede hoteleira. A entidade foi uma peça chave para esse evento acontecer”, reforça Graziela Sala, diretora da Robomind.
“Blumenau é conhecida por sua rica cultura e comunidade tecnológica próspera e oferecerá o ambiente perfeito para este evento de destaque no campo da robótica”, reforça a equipe da Robomind.
Neste ano o tema definido foi “Aliados da Terra” e os participantes precisam explorar o papel dos robôs na preservação e no respeito ao nosso planeta. Os competidores terão a oportunidade de aprender mais sobre como as ações humanas impactam o meio ambiente e como a natureza e os eventos naturais podem influenciar as nossas vidas.
Como participar
As inscrições serão abertas no dia 25 de abril. Os estudantes deverão formar grupos de 2 a 3 integrantes, seguindo as modalidades de faixa etária. Neste ano elas serão divididas entre elementary (8 a 12), junior (11 a 15) e senior (14 a 19).
Mais de 4 mil visitantes são aguardados no Galegão, além de 1 mil competidores, 120 voluntários e 40 embaixadores de todo o país. Mais informações podem ser encontradas no Instagram do evento.
Robomind
A Robomind foi fundada em 2014, pelo casal Graziela e André Luiz Brandão Sala, junto com o colega Dálberti Lima. Apaixonados por educação tecnológica com foco em robótica, eles decidiram levar o formato para instituições de Blumenau. Atualmente mais de 500 escolas e 200 mil alunos já foram atendidos.
Dentre os sucessos da equipe estão alunos de Tubarão (SC) que participaram do campeonato mundial no Panamá, em 2023, e a aluna Maria Victória Cruz, de Uruguaiana (RS), que recebeu uma bolsa de estudos para um curso na Nasa.
A empresa, que atualmente atua principalmente no Sul e no Nordeste do país, também conta com franquia em Portugal e pretende expandir os negócios em 30% neste ano – mesmo resultado de 2023.
Para isso, de acordo com André, busca reforçar o compromisso com metodologias eficientes e ensino de qualidade, alinhado com o futuro da educação e do mercado de trabalho.
“Pesquisas apontam que 50% das empresas pretendem acelerar a automação da força de trabalho e 80% querem expandir a digitalização dos negócios. E a educação precisa estar alinhada com esse cenário, os estudantes precisam ser preparados para uma dinâmica cada vez mais tecnológica. A robótica tem esse papel e deve potencializar cada vez mais as oportunidades de crescimento, novas profissões e novos conhecimentos aos estudantes”, afirma.