+

OMS caracteriza situação do coronavírus como pandemia

Na última atualização da OMS, 118 mil casos do covid-19 haviam sido confirmados em 114 países

A Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu nesta quarta-feira, 11, que a situação do coronavírus já pode ser caracterizada como uma pandemia. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A declaração, porém, não significa que a OMS vai fazer novas recomendações no combate ao vírus. “A declaração de uma pandemia não é como a de uma emergência internacional – é uma caracterização ou descrição de uma situação, não é uma mudança na situação”, explica o diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan.

Ghebreyesus destaca que os países devem se preparar para focar em áreas-chaves: detectar, proteger, tratar, reduzir a transmissão, inovar e aprender.

“Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”, acrescenta.

Na última atualização da OMS, 118 mil casos do covid-19 haviam sido confirmados em 114 países, e 4.291 pessoas morreram.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo