+

Onda de frio chega com chance de geada e neve em SC; veja previsão

Intensa massa de ar frio avança pelo Brasil

No decorrer da tarde e noite deste domingo, 15, uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura, com indicativo da primeira onda de frio na próxima semana, a partir de segunda-feira, 16, até sexta-feira, 20.

Durante este sábado, 14, e domingo, as nuvens voltam a predominar com chuva isolada em Santa Catarina, devido à influência de um cavado (área de baixa pressão) e a formação de uma frente fria.

Condição de neve

Segundo Gilsânia Cruz e Marcelo Martins, meteorologistas da Epagri/Ciram, ainda é cedo para afirmar, mas tem indicativo de condição de neve especialmente no Planalto Sul de Santa Catarina na próxima terça e quarta-feira, 17 e 18, devido a elevada umidade na região, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, e temperatura baixa de -1 °C a 5 °C. Essa combinação favorece a ocorrência de neve.

Geada

Geada pode ocorrer também e para sua formação é necessário umidade relativa do ar baixa e temperatura baixa. Desta forma, essa condição deve ocorrer a partir do dia 19, com mínima negativa e geada nas áreas altas de Santa Catarina.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo