ONG Amigos da Natureza coloca barreira ecológica no Ribeirão Garcia

Ação em parceria com Samae e Faema recolheu 400 quilos de lixo da região

A ONG Amigos da Natureza realizou mais um encontro de preservação e educação ambiental neste sábado, 16. Agora, o grupo conta com a parceria do Samae e a Faema.

Mais de 30 pessoas se reuniram no entorno do Ribeirão Garcia, próximo Parque Foz do Ribeirão Garcia, no Centro, para retirar o lixo descartado nas águas. Somente no entorno do ribeirão foram recolhidos 400 quilogramas de lixo e materiais recicláveis, além de dois pneus de caminhão e seis pneus de veículos pequenos.

Divulgação

De acordo com o diretor-presidente do Samae, André Espezim, esta é a primeira vez que a ONG faz uma parceria com o poder público.

“O prefeito, Mário Hildebrandt, reconhece o trabalho da ONG Amigos da Natureza e abraça a ideia. Uma ação como esta envolve toda a comunidade com exemplos de educação ambiental e de proteção da natureza. Um dos nossos objetivos, como governo e como uma autarquia que fornece água potável para toda a cidade, é proteger os nossos mananciais, porque é dele que nossa água se origina”, explica.

Uma barreira ecológica também foi colocada no local, com o objetivo de represar o lixo flutuante que é descartado no ribeirão, como sacolas e garrafas plásticas. A ecobarreira foi elaborada com grandes potes plásticos e areia, para dar mais estabilidade a estrutura, e permanecerá no local por até 30 dias.

Divulgação

Barreira ecológica no ribeirão Jararaca

Há cerca de duas semanas uma barreira ecológica foi instalada no ribeirão Jararaca, no bairro Vila Nova. Ela foi financiada e construída por uma empresa da região, porém não resistiu à correnteza do ribeirão na primeira grande chuva. O responsável pela barreira pretende desenhar um modelo mais adequado ao local.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo