Ônibus de Blumenau não circulam na manhã desta terça-feira por conta de paralisação

Decisão foi deliberada pelo Sindetranscol

Os ônibus de Blumenau não estão circulando na manhã desta terça-feira, 12, após decisão deliberada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos de Blumenau (Sindetranscol).

Em comunicado, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) reconhece “os possíveis transtornos que essa paralisação pode ocasionar aos cidadãos de Blumenau”. Como medida para facilitar a locomoção da população, os corredores de ônibus estão liberados para a circulação de veículos particulares durante o período da paralisação.

“Solicitamos aos motoristas a utilizarem essas vias com responsabilidade, respeitando rigorosamente as normas de trânsito e priorizando a segurança de todos os usuários”, diz comunicado da prefeitura, que ainda acrescenta que a “SMTT está empenhada em buscar uma solução rápida para a situação em questão”.

Nesta segunda-feira, 11, o Sindetranscol fez em suas redes sociais uma publicação alegando que a situação do transporte público municipal “está cada vez pior” e criticando a postura do poder público. “A partir de nossas denúncias, o prefeito e a SMTT se apressaram em utilizar longos espaços na mídia para mostrar a sua irresponsabilidade”. Em dezembro, o sindicato realizou dois protestos por considerar que a empresa Blumob está retirando direitos e atacando o sindicato.

A demissão de um funcionário sem justa causa, que segundo o sindicato era o único dirigente negro que compunha o quadro sindical, foi considerado pelo Sindetranscol “um claro ataque a entidade e liberdade sindical”. A entidade investiga se “de alguma forma, houve motivação racista, bem como, algum crime contra a organização sindical”. A falta de segurança nos terminais também é uma preocupação do sindicato.

Além disso, o sindicato protesta contra a “retirada de direitos, como a retirada dos cobradores” que é estudada pela Blumob. O Sindetranscol é contra a medida, afirma que não foi convidado para discutir o assunto e que a manutenção desses cargos é “garantida por convenção coletiva de trabalho, além de uma lei municipal”.

De acordo com o sindicato, a partir de agora, a categoria vai “incrementar as manifestações públicas, paralisações temporárias/parciais e, inclusive, a greve por tempo indeterminado”. Eles destacam que “as soluções e melhorias exigidas atendem a toda a cidade”.

Leia também
1. De jatinho, família de Silvio Santos volta para casa após passagem por Blumenau
2. VÍDEO – Conheça Jayne Martins, a “agropaty” pomerodense que está chamando atenção após lançamento de música sertaneja
3. Colega de trabalho encontra mulher de 25 anos morta dentro da própria casa em Blumenau
4. Após edição de sucesso em Blumenau, Festival da Cerveja pode ser realizado em outros estados
5. Homem é detido após fazer confusão em lanchonete portando arma de fogo em Blumenau


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo