Ônibus lotado é flagrado um dia após recorde de casos de Covid-19 em Blumenau
De acordo com usuário, Troncal 10 já estava cheio quando saiu do terminal do Aterro
Um dia após Blumenau registrar quase 500 casos de Covid-19 em um dia, um usuário do transporte coletivo da cidade registrou um ônibus lotado. Segundo ele, o Troncal 10 já saiu cheio do terminal do Aterro e a ocupação aumentou ainda mais na parada do terminal da Fonte.
Apesar das normas de ocupação dos ônibus durante a pandemia, não é a primeira vez que eles são flagrados lotados. A linha mencionada pelo usuário nesta quinta-feira, 19, já foi gravada cheia de pessoas em junho.
Um dia depois da divulgação dos vídeos, a Prefeitura de Blumenau definiu a adoção de novas medidas para o transporte coletivo e reforçou a quantidade de veículos na linha durante o horário de pico.
Porém, em agosto, novas imagens foram feitas por usuários. Dessa vez na linha 32 – Água Verde, que faz o trajeto Fonte-Velha. Os ônibus foram registrados lotados em dois horários diferentes.
Atualmente, os ônibus não podem passar de 75% da capacidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), toda a operação está sendo fiscalizada, mas o cumprimento da lotação é de responsabilidade da BluMob.
Confira nota da prefeitura
A Seterb informa que há fiscais durante toda a operação do transporte coletivo a fim de verificar se a redução do número de passageiros em cada viagem para 75% da capacidade dos ônibus está sendo respeitado.
A Seterb entende que o cumprimento do limite máximo de passageiros é uma responsabilidade da empresa concessionária, por meio dos motoristas e cobradores. A secretaria não medirá esforços para garantir o respeito ao limite estabelecido, visando sempre à segurança da população.
Vale ressaltar que a secretaria segue com o papel de manter a transparência e conta com o apoio da população, que pode fazer denúncias informando linhas e horários na ouvidoria da Seterb pelo telefone 156, opção 3. Neste caso específico, com relação ao Troncal 10, um fiscal vai acompanhar o período citado pela reportagem e tomar as providências necessárias.