Operação apreende R$ 75 milhões em bens de suspeitos de tráfico internacional

Grupo exportava cocaína por meio dos portos de Itajaí e Navegantes

Uma operação da Polícia Federal deve apreender cerca de R$ 75 milhões em bens durante estar terça-feira, 2. A Operação Jóias do Oceano está focada em um grupo de traficantes que vinha atuando em ações de exportação de drogas para a Europa e outros países por meio dos portos marítimos de Itajaí e Navegantes

Cerca de 35 integrantes da organização criminosa já haviam sido presos no final de 2017, inclusive os chefes do grupo, quando foram identificadas remessas de mais de oito toneladas de cocaína para países como Bélgica, Holanda, Itália, Espanha, Turquia e México.

As investigações identificaram que os principais investigados possuíam patrimônios milionários em seus nomes e nos de terceiros, como parentes e empresas. As ações policiais passaram então a se concentrar na legalidade da aquisição dos bens e nos mecanismos usados para a lavagem do dinheiro do tráfico.

Durante esta terça, 25 imóveis, 23 automóveis e caminhões e 5 embarcações serão sequestrados, apreendidos e bloqueados. O maquinário pesado utilizado na logística retroportuária, cujos indícios revelam ter sido adquirido com o dinheiro ilegal do tráfico de drogas, também serão detidos.

Os imóveis são de alto luxo, incluindo apartamentos em Balneário Camboriú, Joinville e São Francisco do Sul, casa de campo e salas comerciais. Os automóveis seguem o mesmo padrão, englobando fábricas como Porsche, Ferrari e Lamborghini.

Polícia Federal/Divulgação

Mais 32 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Balneário Camboriú, Barra Velha, São Francisco do Sul, Joinville e Araquari para que possa haver maior aprofundamento das investigações.

Um dos principais líderes do grupo, que estava em liberdade condicional desde dezembro do ano passado, também deve ser preso preventivamente. As ações têm por objetivo principal a descapitalização efetiva do grupo criminoso, para que os bens e valores obtidos com as práticas criminosas retornem ao Estado e à sociedade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo