Operação da Polícia Federal combate fraudes com benefícios fiscais em Santa Catarina
Blumenau, Itouporanga e Balneário Camboriú possuem registros do crime
A Polícia Federal realizou durante esta quinta-feira, 22, a Operação Animus Fraudandi em Santa Catarina. A atuação é uma continuidade ao combate às fraudes aos benefícios emergenciais pagos pelo Governo Federal para parte da população, onde os valores deveriam ser uma forma de amenizar as dificuldades financeiras em razão da pandemia.
O objetivo da ação será identificar fraudes massivas e o rompimento de organizações criminosas, além de recuperar os valores pagos. Em Santa Catarina, os municípios que estarão passando a ação serão: Blumenau, Balneário Camboriú e Itoupuranga.
Em todo o Brasil, serão cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de sequestro de bens, perfazendo um total de aproximadamente R$ 60 mil bloqueados por determinação judicial. As ações ocorrem nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina, com a participação de aproximadamente 120 policiais federais.
A Polícia Federal já realizou a deflagração de 114 operações policiais, visando ao combate às fraudes aos benefícios emergenciais, com a expedição de mais de 443 mandados de busca e de 50 mandados de prisão.
Os trabalhos serão realizados em união de esforços denominada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), ligadas a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.