Operação estadual que investiga lavagem de dinheiro tem buscas em Blumenau e Gaspar
Dezessete mandados de busca e apreensão serão cumpridos em Santa Catarina e no Paraná
Nesta sexta-feira, 17, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), desencadeou a Operação Lavanderia em diversos municípios de Santa Catarina, inclusive Gaspar e Blumenau.
O objetivo da operação é apurar lavagem de dinheiro por integrantes de uma organização criminosa que atua no estado. Os policiais civis estão cumprindo 17 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em Santa Catarina, nas cidades de Florianópolis, Palhoça, Gaspar, Blumenau, Chapecó e Joinville, e no Paraná, nos municípios Fazenda Rio Grande, Londrina e em Curitiba.
Segundo o delegado Antônio Seixas Joca, durante a investigação da Draco-Deic foram indiciados 21 integrantes de organização criminosa, ocasião em que foram obtidos fortes indícios de lavagem de dinheiro pelo chefe do grupo.
Diante disso, foi representado pela quebra dos sigilos bancários e fiscais, pelo bloqueio de contas e pela expedição dos 17 mandados de busca e apreensão.
Assim, foi instaurado novo inquérito policial para apurar o crime de lavagem de dinheiro. Na investigação, foi descoberta a existência de uma empresa fantasma que movimentou no período de um mês cerca de R$ 7,2 milhões.
A operação teve apoio da Dic de Chapecó, Dic de Blumenau e delegacias de Joinville, Canil da PC-SC, além da Polícia Civil do Paraná, a qual deu cumprimento aos mandados de busca e apreensão no estado vizinho.