X
X

Buscar

Operação Falso Dígito, que investiga irregularidades em bombas de gasolina, é deflagrada em Blumenau

Ação une as forças da Polícia Civil, do Inmetro estadual, da Secretaria de Estado da Fazenda e da ANP

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 17, a Operação Falso Dígito. Com a união das forças da Polícia Civil, do Inmetro de Santa Catarina e representantes da Secretaria de Estado da Fazenda e Agência Nacional do Petróleo (ANP), postos de gasolina de Blumenau foram investigados com o objetivo de identificar a procedência de uma série de denúncias de dispositivos fraudulentos em bombas de combustível.

Segundo o delegado Lucas de Almeida, denunciantes afirmaram que as bombas estariam entregando menos combustível do que apresentavam no dispositivo. “É uma grande operação que envolve vários órgãos. O Inmetro analisa as bombas, a equipe da Secretaria de Estado da Fazenda avalia as documentações para fins fiscais – no intuito de identificar algum crime tributário – e a ANP analisa a qualidade do combustível”.

Conforme afirma o delegado, operações neste aspecto são um apelo de muitos anos. “Os consumidores têm clamado por ações assim. Sempre há denúncias, desconfianças, e hoje estamos enfim fazendo esta análise”.

Três postos da mesma rede foram investigados durante a Operação Falso Dígito. Em um dos postos de combustível, na rua São Paulo, foi encontrada irregularidade em uma bomba. O dispositivo distribuía menos gasolina do que aparecia no display. O gerente mostrou os documentos comprovando que fazia manutenção frequente.

Diante dos fatos, foi levantada a hipótese de que tenha ocorrido um problema mecânico na bomba. O equipamento foi interditado e o dono da empresa afirmou que irá consertar. De qualquer forma, o posto responderá pelo possível defeito na bomba.