X
X

Buscar

Operação investiga esquema de fraude em processos licitatórios de 100 municípios catarinenses

Caso confirmado, esquema estaria presente em um terço das 295 cidades do Estado.

Durante a manhã desta terça-feira, 10, a Polícia Civil de Santa Catarina realizou a operação “Open House” para apurar crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa através de fraudes em processos licitatórios. Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão.

Os agentes obtiveram informações do esquema que, em tese, envolvia a contratação de serviços de avaliação governamental e palestras motivacionais pelo Poder Público, por serem uma área “difícil de serem mensurados o seu valor, sem uma visível prefixação ou estudo de mercado, facilitando as empresas definirem o valor sem critérios”.

Antes da contratação do serviço, a empresa providenciava outros dois orçamentos em valores mais altos, garantindo uma contratação direcionada. Durante a investigação policial, os indícios apontaram que não se tratava de uma coincidência a participação dessas empresas durante as negociações para, em tese, fraudá-los.

Polícia Civil / Divulgação

Segundo o Tribunal de Contas do Estado, foram encontradas relações ao suposto esquema em, ao menos, 100 municípios catarinenses. Os 20 mandados foram cumpridos em Treze Tílias, São José, Florianópolis, Palhoça, Curitiba, Iomerê, Pouso Redondo, Agrolândia, além dos bloqueios de bens e valores dos investigados. Ainda foram cumpridos mandados de busca nas Prefeituras de Capinzal, Lacerdópolis, Ipira e Piratuba.

Caso seja confirmado o esquema em 100 municípios catarinenses, o número representa cerca de 33,9% das 295 cidades do Estado.

Entre 2013 e 2021, as empresas investigadas estiveram presentes em diversos contratos com municípios de Santa Catarina. Os valores somados chegam a R$ 4,5 milhões, porém, o valor de fraude pode ser ainda maior, já que as empresas também estiveram em alguns contratos dos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

A operação contou com a participação dos policiais DEIC/PCSC, 1ª DECOR/ Florianópolis, 4ª DECOR/Blumenau, DECOR Curitiba/PR, DRP Joaçaba e DRP Rio do Sul e alunos da ACADEPOL.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube