Orelhões em “extinção”: Blumenau conta com menos de 100 aparelhos em funcionamento

Cidade possui 103 orelhões no total, porém, apenas 86 funcionam

Os orelhões, tão comuns no cotidiano das pessoas anos atrás, se encontram praticamente em extinção. Em Blumenau, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há apenas 86 aparelhos funcionando.

Conforme os celulares e as mensagens de texto foram ganhando maior visibilidade e se tornando parte do cotidiano das pessoas, os orelhões começaram a passar despercebidos nas ruas da cidade. O fenômeno foi acontecendo gradativamente, até que, atualmente, eles são quase invisíveis ou considerados raridade.

Foto: Luiz Bernardes/Especial O Município Blumenau

Orelhões em Blumenau

No total, a cidade conta com 103 orelhões, porém, 17 deles estão em manutenção. O índice de disponibilidade dos aparelhos é de 83,5%, considerado satisfatório, conforme a Anatel. O bairro de Blumenau com o maior número de orelhões ativos é o Itoupava Central, com oito terminais funcionando.

 

Confira fotos de orelhões na cidade

Um desaparecimento geral

De acordo com os dados da Anatel, em todo o território brasileiro, há 107.984 orelhões. Entretanto, destes, apenas 63.029 estão funcionando. Ou seja, 58,3%. Todo o restante, quase a metade, se encontra em manutenção. 

 

Na região sul, há 15.174 aparelhos nas ruas, porém, 6.196 estão disponíveis, o que representa menos da metade (40,8%). Dos estados da região Sul, Santa Catarina é o que contém o menor número de orelhões. Com apenas 3.591, fica atrás do Rio Grande do Sul (5.128) e do Paraná (6.455).

Além de o número catarinense ser o mais baixo, o estado ainda conta com apenas 1.393 em funcionamento (38,8%), estando todo o resto em manutenção.


Assista agora mesmo!

Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo