Precisa trocar o presente de Natal? Veja algumas orientações do Procon de Blumenau

Gerente do Procon dá dicas importantes sobre o assunto

Precisa trocar o presente de Natal? Veja algumas orientações do Procon de Blumenau

Gerente do Procon dá dicas importantes sobre o assunto

Julia Schaefer

Às vezes acontece de você precisar trocar aquele presente de Natal ou amigo-secreto. E isso não acontece necessariamente porque você não gostou dele, mas sim porque, muitas vezes, pode não servir, ou ter algum defeito. Mas como fazer a troca em Blumenau? Quais são as regras? O Gerente do Procon, Ronaldo Ferreira, dá algumas dicas que você precisa saber antes de ir trocar o presente neste fim de ano.

-Tenha o Cupom ou Nota Fiscal em mãos

Nós sabemos que pode parecer indelicado pedir o Cupom ou Nota Fiscal de um presente que ganhou, mas é a forma mais garantida de você conseguir fazer a troca. Assim, fica fácil comprovar que o presente foi mesmo comprado em determinado local. E se o Cupom Fiscal não estiver no seu nome, isso não lhe trará problemas.

“Tendo a Nota Fiscal você tem legalidade para efetuar a troca”, esclarece Ronaldo.

-Se você não gostou do presente, a loja pode negar a troca

Se não há defeito no produto e você está querendo trocar porque não gostou ou não serviu, a loja não é obrigada a fazer a troca. Ronaldo afirma que em Blumenau os estabelecimentos costumam sempre trocar os presentes, mas a questão se trata de uma liberalidade da loja.

“Geralmente as lojas carimbam o próprio Cupom Fiscal definindo o período de trocas. E se a Nota estiver carimbada, a loja é obrigada a trocar”, afirma.

-Dificilmente as lojas trocarão itens como roupas íntimas

Ronaldo informa que a maioria das lojas de Blumenau não trocam roupas íntimas ou cintas modeladoras. Isso acontece porque, num geral, é difícil comprovar que a pessoa não usou o produto.

-O direito ao arrependimento só é válido em compras à distância

Se você ganhou um presente que a pessoa comprou à distância, ou seja, pela internet, telefone, entre outros, a pessoa só tem o direito de trocar o produto no período de 7 dias. Agora, se a pessoa comprou o seu presente em uma loja física, as regras que valem são as descritas acima.

-Antes de comprar um presente, o ideal é já verificar se a loja faz trocas

Para evitar estes transtornos, sempre que você for comprar um presente para alguém, é legal verificar previamente se a loja faz trocas. Assim, você já pode passar todas as informações ao seu presenteado.

E na hora de você fazer a troca, Ronaldo ressalta que é interessante comparecer na loja em dias não tão movimentados, o que facilita o procedimento. Outra dica de Ronaldo é sempre procurar a gerência da loja para falar sobre a troca. Se não der certo, aí é a hora de entrar em contato com o Procon.

Funcionamento do Procon neste fim de ano

O órgão de defesa do consumidor não atenderá a população durante as férias coletivas da prefeitura, voltando a funcionar no dia 22 de janeiro de 2018. O recesso inclui serviços como o WhatsApp do Consumidor. O Procon Móvel também não fará atendimentos durante o mês de janeiro, devendo iniciar as atividades nos bairros em fevereiro.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio