X
X

Buscar

Orquestra Nacional da Colômbia virá para Blumenau e Jaraguá do Sul em agosto

Orquestra é uma das mais importantes em atividade na América Latina

A Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia irá se apresentar no dia 1º de agosto no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, e no dia seguinte, 2, no Teatro da Scar, em Jaraguá do Sul. Em uma turnê pela América Latina, também irão se apresentar no Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. 

Uma peça foi criada especialmente para esta turnê pelo compositor venezuelano Victoriano Valencia e se chama “Obertura Mestiza”, com cerca de 1h40.

Para Blumenau, a orquestra reservou o “Concerto para piano N° 2” e a “Sinfonia N° 1”, de Rachmaninov, com a solista Berenika Glixman.

Em Jaraguá do Sul, com o solista Tomer Lev, as obras são o “Concerto para piano”, de Grieg, e “Scheherezade”, de Rimsky-Korsakov. 

“A presença da orquestra será um momento muito especial na cultura de Jaraguá do Sul e Blumenau”, ressalta Carlos Branco, da Branco Produções, em nota. Os ingressos para o concerto em Blumenau e os de Jaraguá do Sul podem ser comprados através do link.

Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia/Divulgação

Conheça a orquestra

A Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia foi criada em 1936 e tem o costume de promover cinco séries de concertos ao ano sob a direção artística do maestro argentino-israelense Yeruham Scharovsky. Há produções de ópera e balé também, e, nesta temporada de 2024, desenvolveram montagens com o Coro Nacional de Colômbia.

A orquestra já contou com a presença de solistas como Arthur Rubinstein, Roberto Alagna, Andrea Bocelli e José Carreras. Assim como maestros convidados, nomes como Igor Stravinsky, Aram Khachaturian, Paul Hindemith, Gustavo Dudamel e Claudio Arrau.

A Sinfônica Nacional é destaque na Colômbia, promovendo cerca de 70 a 80 concertos ao ano, sendo o grupo residente do Festival Internacional de Música Sacra de Bogotá e do Festival de Música Religiosa de Popayán.

É uma orquestra contemporânea, que entrega ao público a emoção e a beleza de suas interpretações em todos os gêneros e estilos, incluindo atuações com artistas populares, como explicam em comunicado.

Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia/Divulgação

Saiba quem é o maestro titular

O maestro titular, Yeruham Sharovsky, já dirigiu mais de 60 orquestras de renome em 25 países. Algumas delas foram a Filarmônica de Israel, a Sinfônica de Berlim, a Filarmônica de Moscou, a Filarmônica de Lubeck, na Alemanha, a Orquestra da Ópera Nacional da Finlândia. 

Há também a Nova Ópera de Israel, a Sinfônica de Jerusalém, a Sinfônica Dohnnany de Budapeste, a Sinfônica de Roma, a Sinfônica Nacional da Argentina, a Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e Sinfônica Nacional do Chile e Sinfônica Brasileira. 

*Com informações de Guilherme Diefenthaeler

Leia também:

1. Árvore cai e interrompe trânsito em rua no Progresso, em Blumenau
2. “Queijo com 100 anos de história”: feirantes relatam experiência no último dia do prêmio Queijo Brasil, em Blumenau
3. Homem é preso por agredir e ameaçar companheira de morte no Escola Agrícola, em Blumenau
4. Escritor e jornalista Sérgio Cabral morre no Rio de Janeiro
5. Trimania Vale: blumenauenses são premiados neste domingo


Veja agora mesmo!

Após retorno aos palcos, Rudi e Willy se reúnem com Sargento Junkes para contar piadas: