Os segredos e desafios para trazer o chope até a Oktoberfest
Oktobares é quem realiza a gestão da bebida oficial da festa
A Oktoberfest Blumenau é conhecida por sua alegria contagiante e, é claro, pelo chope de qualidade. Por trás da festa, a Oktobares, empresa de gestão de bebidas da Spaten, a cervejaria oficial do evento, desempenha um papel fundamental para garantir que os copos dos visitantes estejam sempre cheios com o líquido dourado da Oktoberfest.
Em conversa com Jonathan Benkendorff, um dos sócios da Oktobares, ele nos revelou os segredos e desafios de trazer o chope para a cidade e manter a festa fluindo. Ele explica que o chopp chega em barris de 50 litros ou em caminhões-tanque, conhecidos como granel, que podem transportar também até 50 mil litros. “O líquido é transferido dos caminhões para os tanques de cada bar, dentro dos pavilhões do Parque Vila Germânica, que abastecem as chopeiras”, comentou.
Por a Oktoberfest ser uma festa de enorme proporção, Jonathan diz que manter o chopp fluindo diariamente é um desafio muito difícil. “O desafio é entender o movimento para abastecer a festa diariamente, ter mão de obra qualificada para garantir a qualidade do chopp até o copo do cliente, na temperatura ideal e com um bom atendimento”, avaliou.
Leia também: Veja os valores das bebidas na 38ª Oktoberfest Blumenau
Cuidados com o chopp para a Oktoberfest
A qualidade do chopp é sagrada na Oktoberfest Blumenau. Para manter a bebida bem cuidada, os barris de chopp são armazenados em câmaras frias, enquanto o granel é mantido em tanques especiais refrigerados.
Sobre a quantidade de chopp, a empresa não conta com um estoque antecipado, já que a Ambev produz diariamente os chopps da festa e leva quando necessário. Porém, a Oktobares planeja movimentar em média de 450 mil litros de cerveja ao longo dos 19 dias de festa.
Jonathan ressalta que a empresa segue rigorosamente todos os procedimentos de limpeza para assegurar a assepsia e manutenção dos equipamentos. Além disso, eles monitoram de perto a validade do chopp, garantindo que ele sempre chegue à festa fresco e saboroso. Uma equipe técnica de qualidade supervisiona todo o processo, realizando provas do chopp e verificando cada etapa minuciosamente.
Ele também destaca que na operação da Oktobares, durante a festa, cerca de 300 pessoas trabalham nos bares e nos bastidores para garantir que o chopp seja bem servido. Considerando todas as etapas envolvidas no abastecimento e no serviço de chopp na Oktoberfest, incluindo logística, técnicos e equipamentos, mais de 500 pessoas estão envolvidas no total.
Leia também: Quais serão os oito estilos de chope que Ambev levará para a Oktoberfest Blumenau
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento: