Osterbaum: conheça famílias de Blumenau que mantêm tradição de montar árvore de Páscoa
Árvore representa a ressurreição de Jesus Cristo do calendário cristão
A Osterbaum é uma tradição alemã que permanece viva em Blumenau e vem ganhando cada vez mais adeptos na região. A decoração da árvore é feita para celebrar a Páscoa, momento de reflexão em comemoração à ressurreição de Jesus, segundo a doutrina cristã.
Apesar de alguns lugares já venderem a árvore pronta, parte da tradição consiste, justamente, em montar a Osterbaum em família.
A estrutura é composta por galhos secos – representando a morte de Cristo – enquanto os ovos pintados representam a alegria da vida, a ressurreição de Jesus.
Tradição em Blumenau
Conversamos com alguns blumenauenses que mantém a tradição em suas famílias.
É o caso da dona Úrsula Beck, de 70 anos, e o marido dela, Valdemiro Beck, 75. O casal é descendente de alemães, e carrega os traços dos antepassados no próprio modo de falar. O sotaque marcante é típico de quem vive em meio às tradições germânicas.
O casal contou à reportagem que sempre manteve as tradições. Tanto que, hoje, quem ajuda com a decoração da árvore é a neta Sofia, de 12 anos.
A reportagem traz também a história da Osterbaum na família Christianini.
Ana Cristina Henn Christianini, de 53 anos, é a matriarca da família.Ela conta que, durante a sua infância, a avó materna mantinha várias tradições em família. Uma delas era a pintura de cascas de ovos e feitura de ninhos: “…nós fazíamos ninhos e meus pais tingiam ovos cozidos com marcela, casca de cebola e beterraba”, relembra.
Ela conta que só começou a montar a árvore depois do seu casamento, 25 anos atrás. Hoje, sua árvore é feita com galhos de goiabeira.
Vanessa conta que assumiu o comando das decorações de Natal e Páscoa quando seu avô adoeceu em 2005. Hoje é ela quem faz o presépio – especialidade do seu avô quando jovem – e decora as casas dela e de sua mãe, para as celebrações.
Ela conta que a família sempre manteve as tradições da procura pelos ovos de Páscoa e a produção de chocolates e amendoins. Porém, foi Vanessa quem introduziu a tradição da Osterbaum à família, em 2007.
Para montar a árvore, Vanessa, que já foi costureira, colhe os galhos e produz ela mesma os enfeites. A árvore, feita por ela neste ano, tem 2 metros e 40 de altura, por 80 centímetros de largura.
Já no bairro Passo Manso, Indionara Borges, de 29 anos, e a sua tia, Lizandra Carolina, uniram a criançada para montar a Osterbaum deste ano. Alice, 5 anos, Yasmin de 7 e Bernardo, de 9 anos, realizaram tudo do zero, confira: