5 atividades para fazer com as crianças na Vila de Páscoa, em Blumenau

A sétima edição do evento vai até 21 de abril

Com a Páscoa se aproximando, o ginásio do Galegão, a Vila Germânica e o parque Ramiro Ruediger transformaram-se em Vila de Páscoa. A sétima edição da Osterdorf criou uma verdadeira toca do coelho em Blumenau.

As atrações permanecem no local até o dia 21 de abril. De quarta a sexta-feira, das 14h às 21h, inclusive na sexta-feira Santa, dia 19 de abril. Sábados e domingos, das 10h às 21h e, no domingo de Páscoa, das 10h às 14h.

Veja abaixo cinco opções de atividades para fazer com as crianças no local.

1 – Ostergarten

Entre as novidades desta edição está a Ostergarten, a horta urbana da Osterdorf. A horta fica no anel externo do Galegão e tem como objetivo dar dicas de sustentabilidade, mostrar os benefícios do plantio na cidade, a origem e a qualidade dos alimentos.

“Além de conhecer a horta, a criança também pode aprender a plantar uma hortaliça dentro da casquinha do ovo. Nós temos aqui um engenheira florestal que é quem ensina tudo para as crianças”, explica a gerente de eventos da Vila Germânica, Adenir Barbieri.

As crianças que levarem as próprias casquinhas – é importante que a casquinha seja natural, e não de plástico – poderão levar mudas de hortaliças e sementes para casa.

2 – Parada de Páscoa

Outra novidade desse ano é a primeira Parada de Páscoa. Cerca de 30 grupos farão parte da parada, que será dividida em dois momentos.

“O primeiro momento é religioso. Igrejas de Blumenau participarão fazendo encenações e com grupos cantando. Já o segundo momento é mais festivo, trazendo a parte lúdica com as crianças das escolas e Pró-Família e as bandas das escolas municipais”, conta Adenir.

A Parada de Páscoa acontece em única apresentação, no dia 13 de abril, na rua Alberto Stein, às 17h, em frente ao Parque Vila Germânica.

3 – Feira de Artesanato

Localizada na parte externa do Galegão, tem todo tipo de peça inspirada na data. Desde casquinhas pintadas e amendoim até porcelana.

Artesã há sete anos, esta é a primeira vez de Evanuse Keil na Osterdorf. Mesmo nos primeiros dias ela diz já estar feliz com o movimento e ansiosa pelo final de semana, em que mais pessoas devem passar pela Vila de Páscoa.

“Me sinto muio feliz em poder levar um pouquinho da páscoa e das tradições com o meu trabalho para a casa das pessoas”, comenta.

 

3 – Páscoa e natureza no Ramiro Ruediger

Algumas das atrações da Osterdorf acontecem no Parque Ramiro Ruediger, como a Osterbaum, a árvore da Páscoa, que é decorada com casquinhas.

A Osterdorf Brunnen, que é a fonte de Páscoa, também fica no parque.

Coelhos vivos também ficam no parque, que também recebe uma parada com personagens durante os finais de semana e feriados, das 13h às 20h.

4 – Pintura facial e pintura de casquinha

As tradicionais atrações da Osterdorf continuam neste ano. A oficina de pintura de casquinhas e pintura facial está na parte inferior do Galegão.

A Osterdorf também tem confirmadas as atrações que sempre são sucesso: pintura de orelhinhas de coelho, cestinhas, contação de histórias, teatro, parada com personagens, feira de livros, espaço kids e brinquedos infláveis.

 

Apesar de algumas das atividades serem direcionadas ao público infantil, a família inteira é convidada a visitar a Osterdorf Blumenau.

Vila Itoupava

Além de todas as atividades concentradas no Galegão, Parque Ramiro Ruediger e Vila Germânica, o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava também recebe a visita do coelho da Páscoa.

A Osterdorf na Vila Itoupava ocorre entre os dias 1º e 18 de abril. Durante a programação, mais de mil alunos, de 16 escolas, visitarão o ateliê de pintura do coelho e participarão das oficinas de pintura de casquinha, pintura facial e de confecção de orelhas de coelho.

A chegada do coelho da Páscoa, que ocorre diariamente às 8h30 e às 13h30, é uma das atrações mais esperadas da Osterdorf da Vila Itoupava.

Osterfest, em Pomerode

Osterfest Pomerode: conheça as atrações da festa de Páscoa

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo