Otite em cães e gatos: o que é? Quais os sintomas? O que fazer?
Cães e gatos podem sofrer com dor de ouvido. A otite é um processo inflamatório que atinge os pavilhões auriculares e o meato acústico externo.
Essa inflamação é dividida por tempo de evolução: a otite aguda e otite crônica, na otite crônica temos as recidivas.
A gravidade do problema pode ser constatada pelas estatísticas: as otites recidivante (que reaparecem) ou crônicas afetam 26% da população canina e felina e representam 15% dos atendimentos veterinários no país.
Além disso, do total de otopatias em cães, 76,7% são de otite externa crônica (OEC). Os dados são da Comissão de Animais de Companhia (Comac), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan)
Sinais clínicos
Os principais sinais da otite são coceira intensa, vermelhidão, cheiro forte, cera com odor e coloração alterada, dor, escoriações e inchaço. É comum o tutor relatar que o animal balança frequentemente a cabeça e essa repetição das chacoalhadas podem levar ao aparecimento de um otohematoma, que é um hematoma auricular.
Otite crônica recidivante
Normalmente, o cão que tem a otite crônica recidivante, tem algum fator predisponente. Por exemplo, problemas de pele causados por uma alergia alimentar, endocrinopatia, sarna e atopia. Então, sempre é importante descobrir a causa base dessa otite para um tratamento eficiente.
O que fazer?
Ao tratar a otite, encontrar a causa da inflamação é fundamental. Para isso, é necessário realizar exames para um tratamento adequado.
O uso indiscriminado e incorreto de antibióticos vem causando otites crônicas extremamente resistentes nos bichinhos. Isso ocorre pelo fato do tutor medicar sem a prescrição do médico veterinário, o que acaba prolongando os sintomas e o sofrimento de cães e gatos.
Uma dica para ajudar a diminuir a volta das otites é manter o canal auditivo do seu cão sempre limpo. Manter as orelhas limpas e saudáveis consequentemente previne o surgimento das inflamações, infecções e alergias que causam coceira, desconforto e dor. Preferencialmente, deve-se utilizar produtos de limpeza com Ph neutros para não irritar ainda mais a pele.