Padre Marcelo fala sobre Campanha da Fraternidade de 2019
Com o tema Fraternidade e Políticas Públicas, conscientização começa durante as celebrações da Quarta-feira de Cinzas
Nesta Quarta-feira de Cinzas, a Igreja Católica dá início à Campanha da Fraternidade de 2019. Com o tema Fraternidade e Políticas Públicas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil busca estimular a participação da comunidade no fortalecimento da cidadania.
A Diocese de Blumenau apresentará o tema nas quatro missas em celebração à quarta-feira de cinzas, neste dia 6, que acontecem às 8h, 12h15, 16h30 com o padre Marcelo Martendal e por fim às 19h, com o bispo Dom Rafael Biernaski.
Confira uma conversa exclusiva de O Município Blumenau com o pároco da Catedral São Paulo Apóstolo falando sobre a importância das políticas públicas para a comunidade e sobre como todos podemos colaborar para o bem comum e a fraternidade.
O Município Blumenau – O levou à escolha do tema Fraternidade e Políticas Públicas?
Padre Marcelo – Os temas são propostos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil levando em consideração o momento em que vivemos. Estamos em uma fase em que olhamos para os problemas existentes da sociedade brasileira, então pelo contexto presente esse tema foi selecionado. Focamos nas políticas públicas para entendermos melhor o empenho de cada cristão com esses meios de participação dentro da sociedade.
O que a comunidade em geral pode fazer para fortalecer a cidadania e apoiar as políticas públicas?
Creio que um dos aspectos, que depende de cada um, é entender do que se tratam as políticas públicas. Essas ações do governo são necessárias para que o Estado consiga colocar em prática os direitos de cada um. Tendo em consciência a importância de falar sobre saúde, educação, moradia, entre outros temas, as pessoas podem se envolver. Muitas vezes vemos reclamações de pessoas sobre o país, mas elas nem sempre entendem que podem se empenhar para propor políticas públicas e acompanhar o funcionamento delas no dia a dia. Por exemplo, quando o município propõe uma audiência pública, a população deve se fazer presente e se empenhar para que ela funcione. Existem muitas conferências, fóruns e espaços onde as pessoas podem colaborar.
Quais serão as ações na Catedral de Blumenau durante a campanha?
O foco da campanha em nossa diocese é dentro das celebrações. Durante esse período vamos tocar nesse aspecto das politicas publicas, trazendo reflexão. No dia 12 de março, às 19h, também teremos um seminário com as paróquias da cidade para o estudo e aprofundamento desse tema. Em outros momentos, os grupos pastorais, em seus encontros, também terão momentos de reflexão sobre essa dinâmica nesse período.
Qual a relação da campanha com a Quaresma?
Quaresma sempre é um tempo de revisão de vida, de mudança e de transformação. A partir das políticas públicas, olhando para diferentes realidades, enxergamos essas necessidade e encontramos a pessoa de Jesus Cristo. É um caminho de conversão proposto pela Quaresma, não apenas num aspecto intimista e individualista, mas também fazendo com que nossas ações tenham efeito nos outros. Que a transformação seja também num aspecto social na realidade me que nos encontramos.