Pai vai ao MP-SC por falta de professores em escola de Blumenau; saiba o que diz a prefeitura
Secretarias Municipais de Educação e Administração se pronunciaram sobre o assunto
A Escola Básica Municipal (EBM) Anita Garibaldi, escola de Blumenau localizada na rua Dr. Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central, vem sofrendo com uma falta significativa de professores.
Desde o dia 22 de setembro, não tem professor de Português para os sétimos anos. Já professor de Geografia, as turmas não possuem há aproximadamente um mês. Na última semana, entrou uma nova professora para o 1° ano B, a turma estava sem professor regente há cerca de um mês.
Siomar é pai de duas crianças, uma que estuda no 1° ano B e outra que está no 7° ano A da EBM Anita Garibaldi. Ele compara a situação de falta de professores a um crime: “Isso é crime contra nossas crianças”, desabafa o pai, preocupado.
“Não tem como saber as perdas total, referente ao pedagógico, pois ficar sem uma professora num período de alfabetização é incalculável perda pedagógica. (…) Uma criança sem aula de Português/Geografia, para seu futuro é uma perda pedagógica incalculável, não terá como recuperar algo tão importante na sua vida escolar”, complementa Siomar.
Pedidos de substituição em escola de Blumenau
De acordo com a instituição, já foram realizados pedidos de substituição. No entanto, também estão aguardando a contratação, visto que essas questões não são diretamente com a escola, mas sim com a Secretaria Municipal da Educação (Semed).
“Entrei em contato com a diretora, e a mesma sempre me informou que fez todos os procedimentos cabíveis, para solicitar novos professores a Semed. Entretanto, entrei em contato com RH – Semed, e sempre me responderam assim : ‘Informo que já estamos ciente de que a unidade necessita de um professor na disciplina de português. Para poder oferecer a vaga para novos professores precisamos que seja aprovada a requisição para vaga. Informo que já repassamos ao setor responsável da necessidade de abertura da mesma e estamos no aguardo da liberação da contratação’”, explica Siomar.
Falta de professores em escola de Blumenau resulta em queixa no MP-SC
Ainda, segundo Siomar, ele fez uma queixa no MP-SC contra a Semed. Conforme o órgão, o procedimento existe e está na 4ª Promotoria de Justiça, que tem atribuições na área da infância e juventude.
Segundo o MP-SC, a Semed prestou as devidas informações e a promotoria vai fazer um pedido para a Secretária Municipal de Administração para contratação desses professores.
Posicionamento da prefeitura
De acordo com a Semed, as contratações estão em tramitação. No entanto, a secretaria afirma que há servidores responsáveis por cada matéria do ensino fundamental, que são denominados de componentes curriculares, e que estão acompanhando a situação dos estudantes.
Ainda, segundo eles, os estudantes não ficam sem atividades em nenhum momento durante as aulas. Confira a nota da Prefeitura de Blumenau sobre o assunto.
Leia a nota na íntegra
A Prefeitura de Blumenau por meio das secretarias de Educação e Administração informa, que está ciente da situação de falta de professores na EBM Anita Garibaldi e está fazendo o possível para que as vagas sejam preenchidas. Recentemente uma professora foi contratada para os anos iniciais e a contratação de professores de Português e Geografia está em tramitação.
Leia também:
1. PM detalha denúncia de falso roubo feita por homem que perdeu dinheiro em jogos de azar em Timbó
2. Festival de Cinema Italiano acontecerá gratuitamente em Blumenau
3. Starbucks recebe ordem de despejo nos dois shoppings que abriu em Blumenau
4. Ciência na Mala: professores levam atividades ao Parque Ramiro, em Blumenau
5. Festival de torresmo chega a Blumenau pela primeira vez
Veja agora mesmo!
Campeã sete vezes no chope em metro: a paixão de Tatiane Choinacki pela Oktoberfest Blumenau: