X
X

Buscar

Pais protestam contra mudança na regra do transporte escolar em Blumenau

Moradores do Progresso invadiram reunião do Conselho Municipal de Educação, na prefeitura

Um grupo de moradores do Progresso fizeram uma manifestação na prefeitura de Blumenau nesta segunda-feira, 20. Eles são contrários à mudança nas regras do transporte escolar gratuito. Um decreto do governo estadual muda de dois para três quilômetros a distância mínima entre casa e escola para que o aluno tenha direito ao transporte.

Com faixas, cartazes e bandeiras do Brasil, o grupo concentrou-se em frente ao prédio da prefeitura. Depois, subiu até o terceiro andar, onde fica o gabinete do prefeito e o salão nobre. No salão ocorria uma reunião do Conselho Municipal de Educação. Os moradores do Progresso também protestaram contra o fechamento da Escola Margarida Freygang, decisão motivada pelo baixo número de estudantes.

A alteração foi divulgada no início do ano, mas em Blumenau a rede municipal de ensino ainda não havia atualizado a regra, o que será feito a partir de 2018. Durante o protesto, pela manhã, os pais ouviram da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que o município precisa respeitar a decisão estadual.

A diretora administrativa-financeira da Semed, Sandra Francisca, explica que a alteração só não foi feita antes porque o decreto foi assinado em fevereiro, quando o ano letivo já estava em andamento.

A portaria que exigia o mínimo de três quilômetros (seis, considerando ida e volta) não era respeitada por muito municípios, como Blumenau. Com o decreto, todas as escolas municipais da cidade deverão respeitar a regra, como já ocorre nas estaduais.

Atualmente, cerca de 3 mil crianças utilizam o transporte escolar. Sandra explica que a prefeitura só poderá informar o número de estudantes que deixarão de ser beneficiados após as matrículas, em dezembro.