Palestra de manipulação de alimentos passa a ser oferecida online
Certificado virtual é emitido pela Anvisa, mas capacitação presencial ainda é uma opção
Os profissionais manipuladores de alimentos da cidade agora têm a opção de fazer a capacitação totalmente online. As palestras presenciais ainda são realizadas pela Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus) durante a semana, por meio da Vigilância em Saúde.
A capacitação virtual é oferecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o certificado será aceito pela Vigilância Sanitária de Blumenau para comprovar a capacitação dos profissionais colaboradores de estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, padarias e cozinhas industriais, em preparar e manusear alimentos nesses serviços.
Conforme explica o diretor de Vigilância em Saúde do município, Anderson Schröder, o certificado recebido ao final do curso poderá substituir a participação na palestra presencial, além de possibilitar que o profissional tenha mais flexibilidade para a realização da capacitação, em relação a dias e horários.
Capacitação online
O conteúdo das aulas online é gratuito e ensina formas seguras de preparo, além das principais regras da vigilância sanitária. Ao final da capacitação, os participantes que concluírem satisfatoriamente a avaliação, obtém uma declaração da Anvisa que pode ser utilizada para comprovar sua capacitação às autoridades sanitárias locais.
Com oito módulos e carga horária de 12 horas, a capacitação está permanentemente aberta, inclusive para profissionais que quiserem refazer o curso para uma reciclagem de conhecimentos. O curso está disponível no site da Anvisa.
Capacitação presencial
A Semus também disponibiliza palestras presenciais gratuitas durante a semana. Pessoas que não possuem e precisam do certificado poderão participar das capacitações nas segundas e sextas-feiras, às 8h30, ou terças-feiras, às 13h30.
Para iniciantes, o documento é válido por um ano e o processo é obrigatório para o exercício da função em Blumenau.
Aqueles profissionais que já atuam na área e necessitam revalidar o certificado podem fazer a capacitação às quartas-feiras, às 8h30, ou quintas-feiras, às 13h30. Neste caso, a palestra tem validade por cinco anos.
Atualmente, a qualificação ocorre na sala 27 do Centro de Saúde Rosânia Machado, localizado na Rua 2 de Setembro, 1.212, no bairro Itoupava Norte. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3381-7779. Os participantes precisam estar no local com 20 minutos de antecedência, para entrega de documentos na sala 16.
Documentos necessários para a palestra presencial de manipulação de alimentos:
– Documento de identidade com foto;
– Carteira de vacinação atualizada (tétano, hepatite B e febre amarela);
– 1 foto 3×4 colorida ou Carteira de Saúde, se já possuir;
– Mulheres: unhas curtas e limpas, sem base e sem esmalte;
– Homens: unhas curtas e limpas, sem base, sem barba e sem bigode.