X
X

Buscar

Para evitar infestação de focos da dengue, Blumenau terá força-tarefa

Em comparação com o ano passado, o crescimento no número de focos da dengue é de 690%

Em apenas dois dias, cresceu de 50 para 87 o número de focos da dengue encontrados em Blumenau. Isso aumentou ainda mais a preocupação da Secretaria de Saúde da cidade, já que em comparação com a mesma data de 2019 – quando 11 casos haviam sido registrados – o aumento é de 690%.

Diante disso, o Prefeito Mário Hildebrandt anunciou ações imediatas para tentar controlar a situação.

“Temos mais de 90 cidades no estado consideradas infestadas. Nós estamos correndo o risco de entrarmos nesse grupo”, destacou.

As ações consistem em apoio da Defesa Civil e a participação de soldados do 23º Batalhão de Infantaria do Exército de Blumenau nas vistorias, a criação de uma Base de Monitoramento da Dengue no Parque Vila Germânica e a contratação de 19 novos agentes de endemias.

“Com essas contratações, teremos cerca de 50 agentes realizando os trabalhos de fiscalização, coleta dos focos e trabalho preventivo”, afirmou o Secretário de Saúde, Winnetou Krambeck.

Casos suspeitos

Segundo a Coordenadora do Programa de Prevenção e Combate à Dengue, da Secretaria de Saúde de Blumenau, Eleandra Casani, são sete os casos suspeitos de dengue na cidade, que estão sendo investigados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina. Todos eles sentiram alguns sintomas e procuraram as unidades de saúde do município.

“Quando isso acontece, nossa equipe é chamada para coletar amostras e realizar os exames, que são enviados para o Lacen em Florianópolis. Enquanto esperam os resultados os pacientes são tratados. Se a situação for agravada, podem até ser internados”, explicou.

Desses sete casos ninguém está internado. Não há expectativa de quando os exames vão retornar com os resultados. No ano passado três casos foram registrados em Blumenau.