Parada há um ano, obra do Terminal Água Verde deve ter nova licitação lançada em julho

Município corre contra o tempo para conseguir assinar ordem de serviço

A construção do Terminal Oeste – do bairro Água Verde – parada desde julho de 2020, ainda não tem prazo oficial para ser retomada. A informação é da Secretaria de Obras de Blumenau, que está finalizando o edital para o processo de licitação de contratação da nova empresa que tocará os serviços.

De acordo com a pasta, o edital está com a equipe de engenharia e deve ser lançado nas próximas semanas. Do projeto original, foram feitas adequações e revisões da planilha orçamentaria, para tentar agilizar a finalização da obra.

Após a abertura da nova licitação, conforme o rito, são 30 dias para que sejam feitas as inscrições, depois mais 30 dias para recurso, podendo haver ainda o contra-recurso. Diante disto, o poder público blumenauense preferiu não emitir um prazo oficial para o retorno das obras, mas a intenção é assinar a ordem de serviço ainda este ano.

A construção foi paralisada em meados de julho do ano passado, com 42% dos serviços executados. Na época, a empresa responsável pela obra – MRJE – alegou a necessidade de detonação de rochas e inserção de uma galeria para desvio de um curso d’água, para pedir mais recursos ao município.

O imbróglio entre a construtora e a Prefeitura de Blumenau durou vários meses, até que em janeiro, em comum acordo, o contrato foi rescindido e foi iniciada a elaboração do novo edital.

Até o momento da rescisão contratual foram investidos pelo município cerca de R$ 17 milhões. Segundo a Secretaria de Obras, os 58% restantes de obra serão de responsabilidade da nova empresa e os recursos para viabilizar a continuidade da obra estão assegurados.

Cabe salientar que a construção do Terminal Oeste faz parte do mesmo contrato de criação do Terminal Norte, já concluído pela Prefeitura de Blumenau.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo