Paralimpíadas 2024: atleta blumenauense sonha com o pódio em Paris
Em entrevista, Suzana Nahirnei compartilhou detalhes sobre sua rotina de treinos e a expectativas para os jogos
A paratleta Suzana Nahirnei, que representará Blumenau e o Brasil no arremesso de peso nas Paralimpíadas de Paris 2024, está em uma fase intensa de preparação para a competição. Em entrevista ao O Município Blumenau, ela compartilhou detalhes sobre sua rotina de treinos, expectativas para os jogos e o que significa representar o Brasil e as mulheres em um evento tão importante.
Com a aproximação das Paralimpíadas, que começa no dia 29 de agosto, Suzana está dedicando todo o tempo e energia à preparação física e técnica. “Estamos treinando a parte técnica e a parte de força todos os dias. Estamos focando em melhorar a marca em Paris,” explicou a paratleta.
A paratleta viaja nesta quarta-feira, 14, para São Paulo (SP) e, de lá, vai para Paris na próxima sexta, 16.
Questionada sobre as expectativas e objetivos em Paris, Suzana comentou que sonha com a medalha e que está trabalhando para conquistá-la. “A chance de medalha é clara e grande. Então, estamos treinando e nos esforçando bastante para conseguir chegar nesse pódio.”
História de Suzana Nahirnei como paratleta
Suzana disputa a prova do arremesso de peso na classe F46 no dia 4 de setembro. A atleta blumenauense detém o recorde brasileiro na categoria, com 11,77 metros, e a terceira melhor marca no mundo, atrás apenas de Noelle Malkamaki (EUA), com 13,33 metros, e Holly Robinson (Nova Zelândia), que tem 12,25 metros.
A paratleta tem 29 anos e no ano passado participou do Campeonato Mundial de Paratletismo, também em Paris, onde conquistou a sexta posição no arremesso de peso. Ela foi ouro no arremesso de peso e lançamento de dardo no Grand Prix de Notwill 2022.
Sensação de representar o Brasil e as mulheres
Para Suzana, representar o Brasil nas Paralimpíadas é um sonho que está prestes a se tornar realidade. “Não consigo nem mensurar o tamanho da emoção que estou sentindo agora. Porque é a primeira vez que estou indo para uma Paralimpíadas. Vai ser emocionante, acho que vai cair a ficha mesmo na hora que eu pegar a mala e estiver embarcando para Paris,” disse.
Dos 254 atletas convocados pelo Brasil para os Jogos Paralímpicos, 116 são mulheres e a blumenauense relatou que isso a enche de orgulho. “Fiquei bem feliz de ter mais mulheres no Time Brasil. Fico feliz de estar nesse meio e representar as mulheres, com deficiência ou sem deficiência, que estão no esporte” destacou.
Paralímpiadas 2024
Os Jogos Paralímpicos de Paris tem sua cerimônia de abertura marcada para 28 de agosto e o encerramento acontece no dia 8 de setembro.
Serão 279 atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Paris. O grupo é formado por 254 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Os atletas do país estarão em disputas de 20 das 22 modalidades do programa dos Jogos, uma vez que os brasileiros não conseguiram a classificação no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.
O Brasil tem 373 medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos, em 11 edições. Ou seja, está a 27 da 400ª. A melhor campanha do Brasil nos Jogos foi a última, em Tóquio 2020, ocasião em que a delegação brasileira ficou na sétima posição, com 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes – 72 no total.
Leia também:
1. Identificado segundo homem encontrado no rio Itajaí-Açú, em Blumenau
2. Maior evento filantrópico de Blumenau acontece em setembro; saiba mais
3. VÍDEO – “Foi primeira vez comprando”, diz ganhadora do prêmio de R$ 1 milhão na Trimania em Blumenau
4. Corpo encontrado no rio Itajaí-Açu é de motorista de aplicativo de Blumenau desaparecido
5. Associação Renal Vida realiza bazar com itens apreendidos da Receita Federal em Blumenau
Veja agora mesmo!
Conheça Bruna Rodrigues, nova técnica da seleção brasileira de basquete feminino: