Paralisação de trabalhadores no Médio Vale acaba após demissão em massa
Empresa e funcionários ainda não conseguiram chegar a acordo
Dois canteiros de obras da empresa Tabocas no Médio Vale do Itajaí passaram por paralisações no início desta semana. As manifestações começaram na segunda-feira, 26, em Gaspar. Em seguida, Rodeio aderiu ao movimento.
As reivindicações, segundo os trabalhadores, seriam: reajuste salarial da categoria, vale-alimentação, a padronização no tempo de folga para voltar para casa, melhorias no alojamento e na alimentação.
Um vídeo feito no canteiro de Gaspar mostra a empresa tentando retomar as atividades. “Nós queremos respostas de hoje pra amanhã, senão ninguém entra na obra”, reclama um trabalhador.
Acordo não foi firmado
De acordo com os funcionários, a empresa ofereceu um reajuste de 8% para todos os trabalhadores, um vale-alimentação de R$ 250 e folga de três meses. Entretanto, nem todos trabalhadores aceitaram a proposta.
Ainda na terça-feira, 22 colaboradores teriam sido demitidos por justa-causa. O fato causou tumulto e acabou acionando a Polícia Militar. Um advogado também foi acionado para que eles processem a empresa.
Os trabalhadores também afirmam que o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Siticom) de Blumenau não tem apoiado o movimento. Entretanto, uma reunião estaria agendada para a próxima quinta-feira, dia 6. A reportagem entrou em contato com o Siticom, mas não obteve retorno.
Posição da empresa
As obras de ampliação da subestação de energia elétrica vão de Rio do Sul a Navegantes. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Tabocas, empresa responsável pelo serviço.
De acordo com eles, não há mais paralisação e todos os trabalhadores voltaram a atuar. Entretanto, eles não quiseram comentar sobre as demissões, condições de trabalho e demandas dos funcionários.
Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– Caso das marmitas: Polícia Civil e MP-SC investigam possível golpe em Blumenau
– Suspeito de matar homem após suposta briga política em Rio do Sul se apresenta à polícia
– Golpistas são condenados devolver dinheiro à vítima em SC
– Suspeito de emitir atestados falsos, médico é afastado de cargo público em Penha
– Assista agora:
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes