Paralisação dos motoristas de aplicativo? Profissionais comentam possibilidade em Blumenau
Para usuários da cidade, mobilização deve ser pequena
Um comunicado circula nas redes sociais afirmando que na tarde desta quarta-feira, 17, os motoristas de aplicativo farão uma paralisação nacional. A carreata pede pelo reajuste das tarifas repassadas aos profissionais. Os valores da Uber, por exemplo, não são reajustados desde 2016, quando o app chegou no Brasil.
Porém, alguns dos motoristas consultados pela reportagem sequer sabiam do planejamento do ato. Outros, que estavam cientes, não acreditam que a adesão deve ser grande. Para Sérgio Luiz, motorista desde 2017 que busca organizar os profissionais, cerca de 10% dos motoristas devem fazer parte da paralisação.
“O problema dos motoristas de aplicativo é a desunião, a desorganização e o egoísmo. Eles têm uma mentalidade atrasada. Acham que com greves desse tipo vão conseguir alguma coisa, mas só vão desgastar a classe”, opina.
Historicamente, a adesão de motoristas de Blumenau para eventos do tipo não costuma ser grande. Porém, caso precise pegar uma carona neste horário, vale ficar atento ao app com antecedência. Pelo mapa, é possível observar a quantidade de carros disponíveis na sua região.
De acordo com a publicação enviada pelos organizadores, o ato deve ter início às 14h no estacionamento do Vale Auto Shopping. Em seguida, deve seguir para o Centro de Blumenau pela Via Expressa, passar pelo terminal da Fonte e realizar o buzinaço pela Câmara de Vereadores, rua XV de Novembro e finalizar na prefeitura.
Dentre as regras está não buzinar em frente a escolas e hospitais, usar máscara, manter o alerta ligado, não fechar cruzamentos e usar a faixa de rolamento da direita. Eles também recomendaram que os motoristas desliguem a localização dos celulares para que os que aderirem à paralisação não possam ser identificados pelo aplicativo.