Parar de fumar: Prefeitura de Blumenau promove cadastro para interessados em largar vício

Ação visa oferecer tratamento gratuitamente por meio da Secretaria de Promoção da Saúde

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), iniciou o cadastramento on-line para pessoas que querem parar de fumar. A ação do Programa de Controle do Tabagismo antecede o dia 31 de maio, que marca o Dia Mundial Sem Tabaco, e permitirá que moradores de Blumenau recebam tratamento disponibilizado gratuitamente pela prefeitura.

As pessoas interessadas poderão se cadastrar pelo formulário Deseja Parar de Fumar? que também estará disponível em um banner no site da Prefeitura.

Após o dia 30 de junho, quando encerra o período de cadastro, uma equipe da Semus entrará em contato por telefone para orientar sobre as ações do Programa de Controle do Tabagismo e os locais em que os serviços estarão disponíveis. O tratamento tem duração de seis meses a um ano, de acordo com a especificidade de cada caso.

Tratamento

Em 2021, cerca de 430 fumantes realizaram o tratamento, gratuitamente. Destas, 151 concluíram o tratamento e largaram o vício. O número representa aumento de 179% em relação a 2019. Quando naquele período 145 pessoas participaram do tratamento e 54 pararam de fumar.

Ampliação do serviço

O Programa de Controle do Tabagismo ampliou o acesso ao tratamento nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), Ambulatórios Gerais da Família (AGF), no Centro de Saúde do Idoso (CSI), no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e também no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) com a capacitação de servidores.

O usuário que tiver interesse em participar das ações do Programa pode procurar a unidade de saúde em que possui cadastro para mais informações.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo