Paratleta blumenauense de equitação adaptada conquista troféu nacional
Graziel Uhlmann vence colocação no Campeonato Brasileiro de Paraenduro e na III Etapa do Campeonato Paranaense
Neste sábado, 28, o paratleta da equipe de equitação adaptada do Paradesporto de Blumenau, Graziel Uhlmann, conquistou o 3° lugar da categoria de Paraenduro de 5Km, do Campeonato Brasileiro de Paraenduro. Ele também conquistou o 3° lugar na III Etapa do Campeonato Paranaense.
Graziel possui esclerose múltipla, doença crônica que afeta a coordenação motora e a visão, além de trazer dor e fadiga para alguns.
Em setembro de 2017 ele descobriu a equitação adaptada. O esporte, que é tanto terapêutico quanto educacional, auxilia alunos que possuem deficiências físicas, como paralisia cerebral, distrofia muscular, vítimas de traumatismo craniano, síndromes e, é claro, esclerose múltipla.
O principal objetivo é melhorar o equilíbrio dos alunos. Montar a cavalo já trabalha este fator, que também ajuda a desenvolver a força muscular e a coordenação motora ao conduzir o animal.
Em reportagem para O Município Blumenau, em agosto, Graziel contou que ia ao polo de equitação três dias por semana para garantir o treinamento antes da competição.
“No cavalo eu me sinto igual aos outros. Porque eu consigo andar e correr com o cavalo como uma pessoa sem deficiência. Isso demanda conhecimento de comando, mas eu me igualo a outra pessoa em cima do cavalo”, contou na ocasião.