X
X

Buscar

Parceiro de Nadal e ex-número 7 do mundo: conheça Fernando Verdasco, atração de torneio de tênis em Blumenau

Espanhol de 38 anos tem grandes resultados na carreira

Enquanto os holofotes do mundo do tênis estão virados para a Austrália, onde acontece o primeiro grande torneio do ano, o ex-número 7 do mundo, Fernando Verdasco, 38 anos, é o grande destaque e o principal cabeça de chave do Aberto Santa Catarina de Tênis, torneio que está sendo disputado no Tabajara Tênis Clube, em Blumenau. A competição da série Challenger dá 50 pontos no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

O espanhol, atualmente 154º do mundo, se tornou profissional em 2001 e estreou em 2003 em chaves principais de Grand Slam – os maiores torneios do circuito do tênis mundial. Desde então, ele participou de forma consecutiva de 67 Slams, até ter sua sequência encerrada em Roland Garros 2020, quando foi excluído da competição após um falso positivo para Covid-19.

Carreira vitoriosa

O espanhol disputou, até hoje, 23 finais de simples em torneios ATP, o circuito principal do tênis masculino profissional, e venceu sete títulos. Verdasco é o 31º tenista que recebeu maior premiação na história do esporte – mais de 17 milhões de dólares. Além disso, ele foi semifinalista do Australian Open em 2009, melhor campanha em Slams na carreira. Sua maior final foi do Masters 1000 de Madrid em 2010, quando ele foi derrotado por Rafael Nadal.

Verdasco e Nadal já se enfrentaram 20 vezes, com retrospecto favorável de 17 a 3 ao ex-número 1 do mundo. Apesar desse longo histórico, os dois já dividiram quadra e jogaram vários torneios de duplas juntos durante as longas carreiras, além de terem vencido juntos três edições de Copa Davis, em 2008, 2009 e 2011.

Verdasco e Nadal disputaram juntos o Masters 1000 de Monte Carlo, em 2016 | Foto: ATP/Divulgação

Além do sucesso em simples, Verdasco ainda venceu sete torneios de duplas, o principal deles ao lado de seu compatriota David Marrero – o ATP Finals de 2013, torneio que reúne os melhores do ano.

Challenger de Blumenau

Os jogos do Challenger de Blumenau iniciaram neste domingo, 9, no Tabajara Tênis Clube. A final é em 18 de janeiro e a entrada é gratuita. A competição terá uma premiação acima dos R$ 200 mil. O torneio recebe atletas de nove países.