Detentor de duas medalhas olímpicas e atual recordista sul-americano, Thiago Braz é um atleta de salto com vara brasileiro. Ele vinha em uma ótima sequência, já que foi ouro no Rio de Janeiro 2016 e bronze em Tóquio 2020, portanto, era uma das principais esperanças do país para Paris 2024.

Porém, o ciclo olímpico não foi como o esperado e ele chegou a ser suspenso por doping. Dessa forma, a polêmica envolvendo o atleta movimentou os fãs do esporte e operadores como a F12 Bet.

Thiago Braz foi flagrado no exame antidoping em 2023, pela presença da substância ostarina, que é usada para ganhar massa muscular. Suspenso provisoriamente pela maior organização de atletismo do mundo, a World Athletics, ele perdeu um importante período que antecedeu aos Jogos Olímpicos.

Thiago Braz consegue liminar, mas não consegue vaga em Paris

A suspensão de Thiago Braz foi de 16 meses, até novembro de 2024. Porém, a sua defesa entrou com recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS) e conseguiu uma liminar que possibilitou que o brasileiro tentasse a vaga no Troféu Brasil, seletiva brasileira, a última oportunidade de classificação.

A disputa foi em São Paulo no final de junho, mas ele não conseguiu atingir o índice olímpico. Na seletiva ele teve três tentativas de ultrapassar 5,82m, mas não conseguiu e deu adeus a qualquer chance de estar em Paris 2024.

“Gerir a emoção deste a altura base, desde os primeiros saltos, foi difícil. Controlei o máximo meu mental, dentro das minhas limitações. Me sinto injustiçado, não deveria ter ficado tanto tempo afastado. Era possível, mas é uma pena. Queria muito essa vaga”, disse o saltador.

Vale destacar que Thiago Braz já tem como marca no salto com vara 6,03m, então esperava conseguir a marca desejada no esporte nas seletivas brasileira, mas não conseguiu.

Atletismo em Paris 2024

O atletismo será disputado entre os dias 1 e 11 de agosto nos Jogos Olímpicos de Paris. O palco dos eventos será o Stade de France, mas a marcha atlética será disputada no Pont d’Iéna, enquanto a largada da maratona será no Hôtel de Ville.

Ao todo, o Brasil contará com 43 atletas no atletismo, todos já confirmados pela CBA, a Confederação Brasileira de Atletismo. Foram 15 atletas pelo índice olímpico, cinco vagas para o revezamento e mais 23 atletas do país pela CBA.

No caso do salto com vara, o Brasil terá apenas uma representante, Juliana Campos, no feminino. Entre os nomes famosos, Alison dos Santos, o Piu, estará presente, Ele foi bronze nos 400 metros com barreiras em Tóquio. Em Paris, ele disputará os 400m com barreiras e rasos, além do revezamento 4x400m masculino.

Outro nome conhecido é Paulo André, ex-BBB. O atleta estará representando o Brasil no 100m e revezamento 4x100m masculino.