+

Bairros de Blumenau ganharão parques nas margens de dois ribeirões

Trechos de cursos d'água na Velha e na Fortaleza terão passeios e ciclovias

Colaborou Julia S. Schaefer

A prefeitura de Blumenau pretende implantar parques lineares nas margens dos ribeirões da Fortaleza e da Velha. A ideia é que intervenções estruturais sejam feitas em toda a extensão dos ribeirões, mas com alguma urbanização em certos trechos, como passeios e ciclovias. Os projetos devem ser concluídos até o fim deste ano.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Blumenau, Ivo Bachmann, esses trechos urbanizados ficarão próximos a áreas do município. Na região da Velha, por exemplo, deve ficar no entorno do parque Ramiro Ruediger. No caso da Fortaleza, as intervenções devem ocorrer próximo ao terminal de ônibus e na região onde há o campo de futebol e a rádio comunitária.

A prefeitura está contratando uma empresa para elaborar os projetos executivos das obras. Para que haja parques lineares, o objetivo é que sejam feitos um reservatório de amortecimento de enxurradas e enchentes, restauração de margens, recomposição de vegetação ciliar, área de infiltração de águas pluviais e urbanismo em trechos específicos.

“São dois componentes principais: as obras de infraestrutura para melhorias da drenagem urbana e daí sim a reurbanização, com passeio, ciclovias, áreas de contemplação…”, explicou o secretário da pasta, Ivo Bachmann.

Para que os projetos sejam feitos, a prefeitura recebeu recursos federais. Serão gastos pouco mais de R$ 181 mil para o do ribeirão Fortaleza, e quase R$ 407 mil para o da Velha.

Depois que os projetos estiverem finalizados, o município buscará novos investimentos para tirá-los do papel.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo