A cidade de Blumenau, situada no nordeste do estado de Santa Catarina, é reconhecida pela sua elevada qualidade de vida e desenvolvimento humano. Sendo uma cidade-sede da Região Metropolitana do Vale do Itajái, o municio possui grande influência cultural dos povos alemães, tendo sido fundada em 1850 por Hermann Bruno Otto Blumenau, um filósofo alemão. O turismo na cidade é fomentado muito em função das festas anuais Oktoberfest, mobilizando as pessoas de todo Brasil e atraindo consumidores que estimulam a busca de imóveis em Blumenau, e tambem no segmento de hotelaria, restaurantes, pousadas e o comércio em sua plenitude.
A arquitetura de Blumenau também é um aspecto que chama atenção dos turistas, que deslocam-se ao município para apreciar as estruturas arquitetônicas da Prefeitura Municipal de Blumenau, do Teatro Carlos Gomes e do Antigo Castelinho de Moelmann. Além disso, a economia consolidada da cidade de Blumenau motiva pessoas de todo o Brasil a mudarem-se para o município que fica localizado no Vale do Itajaí, e possui uma população de 357.199 habitantes.
O clima subtropical pela qual a região caracteriza-se contribui para que, no inverno, o turismo seja impulsionado na cidade, atingindo a média de temperatura de 11,1°C no mês de julho e contando com a presença da neve, em algumas oportunidades. Sua economia fundamenta-se pela indústria têxtil e tem no segmento de cervejas artesanais uma projeção otimista para que, num futuro próximo, esta atividade econômica torne-se uma das principais da cidade.
No tocante a educação, a cidade é referência nacional, segundo índice da Revista Isto É e Editora Três. De acordo com o censo populacional, 98,3% da população de Blumenau é alfabetizado, cenário que evidencia a educação conceituada do município. Sendo a 25ª cidade brasileira com o maior Índice de Desenvolvimento Humano, o município de Blumenau apresenta o registro de 0,806 da medição, considerado muito alto para os padrões brasileiros. Já em relação ao transporte, a cidade de Blumenau foi contemplada em 1980 com o Terminal Rodoviário de Passageiros Prefeito Hercílio Deeke, otimizando a locomoção dos habitantes com o respaldo de seis terminais de ônibus urbanos, garantindo aqueles que residem na cidade total agilidade para deslocarem-se da casa para o trabalho, do trabalho para a faculdade e da faculdade para a casa, diariamente.
Com a expectativa de vida de 74,4 anos, a saúde de Blumenau é considerada de alta qualidade para os padrões nacionais, assegurando amparo do serviço público ao cidadão quando requisitado. Todos estes fatores elencados corroboram com o que há de melhor para viver no Brasil e, diante desta percepção, pessoas de todo o país passaram a se deslocar para a cidade de Blumenau à procura de um empreendimento. Com isso, o mercado imobiliário do município aqueceu-se e passou a trabalhar em prol destes novos habitantes que, com o intuito de adquirir imóveis em Blumenau, seja para residir ou alugá-los, contribuíram efetivamente para o progresso da economia de Blumenau. Sendo assim, o capital que gira no panorama econômico da cidade avolumou-se. Mais pessoas passaram a ter condição de investir no mercado imobiliário e ampliar a indústria deste segmento. E o fator preponderante para despertar nas pessoas de fora este desejo de se deslocar à Blumenau é sabido: todos os predicados que envolvem o estruturado município de Santa Catarina.
Oferecendo condições excelentes que propiciam ao indivíduo acesso ao emprego, entretenimento, lazer, cultura, educação desenvolvida, saúde conceituada e boa segurança, os moradores não só de cidades vizinhas, mas, sobretudo, de outros estados, sentem-se estimulados a ambicionarem novas vidas na cidade de Blumenau, assegurada a excelente qualidade de vida que, em muitos lugares do Brasil, é precária e inviabiliza o crescimento profissional e estabilidade de seus habitantes. O que também se tem visto recorrentemente é o fluxo de pessoas de outras cidades para Blumenau em função de contratações em empresas, tendo em vista que, uma vez identificada a mão de obra qualificada, gestores não hesitam em efetuarem contratações de colaboradores de localidades distantes, cientes de que, em meio ao defasado mercado brasileiro que não tem contratado pessoas com frequência, a tendência que profissionais deixem sua cidade natal com destino a localidades que os empreguem é cada vez maior.
De acordo com índices de confiança do consumidor, o mercado imobiliário cresceu 38% em Blumenau no primeiro semestre de 2019 se comparado ao primeiro semestre de 2018, reforçando a narrativa de que, gradativamente, o cenário econômico brasileiro vai retomando seu prestígio. Com 1.040 casas e apartamentos em Blumenau comercializados entre janeiro e julho, a credibilidade que norteia os investimentos no segmento tem sido restabelecida, fomentando o cidadão a comprar sem o receio de, daqui a 5 ou 6 meses, ficar desempregado e não ter como arcar com as parcelas mensais que envolvem a aquisição do imóvel. Mais barato que ano passado, o metro quadrado dos imóveis em Blumenau ao fim do primeiro semestre deste ano é de R$ 4.204,00, apresentando queda de 2,1% em relação a 2018, período em que as casas à venda em Blumenau estavam mais caras.
O passo a passo para ingressar em uma das melhores cidades do Brasil com seu novo imóvel envolve burocracia, mas, no fim, vale a pena o esforço. A princípio, para adquirir uma casa ou apartamento em Blumenau,o comprador do imóvel deve reunir carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou de casamento, carteira de trabalho e extrato do FGTS, caso seja utilizado na aquisição. Já no caso do vendedor, o mesmo deve apresentar CPF, certidão de nascimento ou casamento, certidão de interdição e tutela, certidões comprovando a ausência de riscos fiscais e judiciais, documentação do imóvel, certidão de registro do imóvel, certidão de ônus reais, certidão de quitação fiscal ou guias pagas do IPTU e declaração de quitação de obrigações condominiais. Reunidos todos os documentos citados, você deverá certificar-se do pagamento do ITBI, registro do contrato de compra e venda, emissão do recibo de sinal e lavratura e registro da escritura em cartório, o que configurará a venda e transferirá efetivamente a propriedade para o seu nome.
Dentre os melhores bairros para você residir na cidade de Blumenau, mencionamos o Bairro Victor Konder, Bairro Vila Nova, Jardim Blumenau e Centro, reconhecidos pelo elevado desenvolvimento humano e opções variadas de turismo.
Gostou deste artigo sobre o Passo a passo para comprar o primeiro imóvel em Blumenau? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!