Pegadinha da Inclusão: ação busca conscientizar população sobre uso de vagas preferenciais em Blumenau

Ato foi realizado nesta sexta-feira, 20, em horário de pico, no Centro de Blumenau

A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) realizou nesta sexta-feira, 20, a “Pegadinha da Inclusão”. A atividade aconteceu na rua 15 de Novembro, entre o número 759 e o Teatro Carlos Gomes, onde cadeiras de rodas foram colocadas em vagas públicas de estacionamento, acompanhadas de mensagens que questionam a justificativa do uso dessas vagas por pessoas sem direito a elas.

A ação faz parte das atividades do “Setembro Branco da Inclusão” e foi realizada em horário de pico para gerar um impacto significativo no trânsito e provocar uma reflexão sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Pegadinha da Inclusão

O objetivo foi ressaltar a importância do respeito às normas de estacionamento e o impacto que a falta de acessibilidade pode ter na vida de quem possui restrições de locomoção. Para aqueles com mobilidade plena, estacionar mais longe pode ser apenas uma questão de conforto, enquanto para pessoas com deficiência, isso representa um verdadeiro impedimento de acesso. A ação visa, portanto, fomentar um diálogo essencial sobre inclusão e respeito às diferenças.

De acordo com a secretária responsável pela pasta, Bruna Cristina Gomes de Araújo Daniel, a intenção da ação era causar impacto nas pessoas, além de promover a reflexão. “É muito ruim quando a gente vai na vaga e não tem essa vaga que está ocupada por uma pessoa que não tem deficiência. É uma ação informativa e educativa. Eu estava desde às 6h e pensamos que seria mais difícil, teve algumas pessoas que não gostaram, mas a grande maioria nos deu parabéns”, explica.

Além da Seidep, a atividade contou também com a parceria da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), através da Guarda Municipal de Trânsito e da Escola Pública de Trânsito e fez parte também de uma das ações da Semana Nacional do Trânsito.

Confira fotos da ação

Setembro Branco da Inclusão

O Setembro Branco da Inclusão, instituído pela lei municipal 8396, sancionada em 10 de abril de 2017, promove anualmente a conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência ao longo do mês de setembro.

A Seidep, junto a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e outras secretarias municipais, realiza uma série de atividades voltadas à sensibilização da população.

Leia também:
1. Conheça as finalistas do concurso da realeza da 40ª Oktoberfest
2. Mulher é condenada por matar namorado por ciúmes em Blumenau
3. Estado de greve em Blumenau: sindicato patronal da limpeza urbana diz que discussão salarial fora da data-base é ilegal
4. VÍDEO – Mulher é presa com mais de 28 mil carteiras de cigarros contrabandeadas em Blumenau
5. Influenciadora blumenauense se hospeda em suíte ao lado da cantora Katy Perry no Rio de Janeiro


Veja agora mesmo!

Peixe enrolado na cebola, Rollmops é resgatado ao prato dos blumenauenses:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo